RSS

29 de maio de 2010

COZINHA ORIENTAL

Como vocês podem notar, toda semana aprendemos um pouco sobre a cozinha de algumas partes do mundo. Na aula desta quinta (27/05) tivemos sorte, pois nossa gravidíssima professora Fabíola Medeiros tem um grande conhecimento na área de cozinha oriental e nos deu muitas informações e dicas valiosíssimas.

De entrada tivemos o DASHI, que é utilizado como molho base em uma grande quantidade de preparações da culinária japonesa.
A receita é:

Ingredientes:
•2cm de alga Kombu
•50g de flocos de bonito
•50ml de água

Modo de preparo:
•Mergulhar a alga em água fria. Levar ao fogo médio sem deixar ferver.
•Acrescentar os flocos de bonito no caldo e assim que iniciar a fervura, abaixar o fogo e deixar por 5 minutos.
•Coar e resfriar.




O kombu é uma alga que geralmente é vendida desidratada e para utilizá-la em receitas como o Dashi, é necessário colocá-la em água para readquirir o aspecto fresco.














Os flocos de bonitos são vendidos dessa maneira. Este é um ingrediente básico na cozinha japonesa feita do bonito secado e tem uma textura fina.








Fizemos também como entrada o TEMPURA.
Para a massa utilizamos 200g de farinha de trigo peneirada e gelada, 400ml de água gelada e um ovo inteiro gelado. Também acrescentamos gelo na massa.
Fizamos o tempura com berinjela, pimentões, camarões, batata doce, aspargos, shitakes. Esses foram cortados e passados na farinha de trigo, depois na massa e depois fritos.
Nos surpreendemos com o sabor dos aspargos e batata doce, que ficaram deliciosos como tempura.

Outro prato feito em sala foi o YAKISOBA. Trabalhamos com o macarrão tradicional para esse prato, o que resultou em um sabor bem diferente dos Yakisobas que já havíamos experimentado. Os ingredientes desse prato são: 240g de macarrão chinês, 1 colher de sopa de óleo de gergelim (muito usado na coréia, e dá um sabor bem diferente à preparação), 200g de repolho chifonado, 1 colher de sopa de óleo de soja, 100g de carne de porco cortada em tiras, 2 shiitakes frescos cortados em tiras, 1 pimentão cortado em tiras, ½ molho de cebolinho cortado bem fininho e gergelim para polvilhar.
Para o molho usamos: 2 colheres de sopa de molho inglês, 1 colher de sopa de shoyu, 1 colher de ketchup, 1 colher de sopa de açúcar, 1 colher de molho de ostras (molho feito com ostras, mas que contém muitos peixes), ½ cebola picada, quanto baste de gengibre picado, 1 dente de alho picado, 1 colher de sopa de alho picado.
O primeiro passo a ser feito foi o molho: refogamos a cebola no óleo de soja, acrescentamos o alho e o gengibre picados.Colocamos os molhos e deixamos ferver. Peneiramos e deixamos esfriar.
O Yakisoba em si é feito em partes para que depois seja misturado. São refogadas as carnes e os legumes nos óleos de soja e gergelim (dois terços de soja para um de gergelim), depois o macarrão é salteado, depois mistura-se a ele as carnes e legumes, e por último coloca-se o molho.






No final da aula fizemos o TATAKE DE ATUM. É uma preparação bastante rápida e prática, além de muito gostosa.
Ingredientes:
• 400g de filé de atum fresco para sashimi
• 120ml de shoyu
• 40ml de sake kirin
• 1 colher de chá de wasabi
Modo de preparo:
• Em uma panela com água fervendo deixar o atum por dois minutos
• Retirar o atum e em um recipiente com água e bastante gelo mergulhar por 3 segundos e logo em seguida secá-lo com papel
• Misturar os outros ingredientes e colocar num saco plástico junto com atum e deixar marinar por 1 hora dentro da geladeira.


 Atum ainda Congelado.


Atum depois de cozido 




Atum depois de marinado e pronto para servir. Podemos consumir o atum molhando no shoyu, no molho teriaki ou até mesmo no próprio molho da marinada que é uma delicia. 


Na nossa aula, não tivemos tempo para mergulhar o atum fervido em um recipiente com água e gelo, ao invés de colocar na geladeira por uma hora colocamos no freezer por um tempo menor. O atum utilizado não era fresco devido à dificuldade de encontrar o produto no mercado, ele era congelado.
Um fato interessante que nossa professora nos informou foi sobre a compra do atum congelado. Apenas observando as fibras e a cor do peixe ela nos mostrou como identificar de que parte foi retirado os pedaços de atum e quanto tempo em média o animal já tem de morto.

Molho TERIYAKI
É um molho muito apreciado e fácil de fazer.
Ingredientes:
• 6kg de açúcar
•1200ml de cada sake( mirin e kirin)
•2400ml de shoyu
Modo de preparo:
• Misturar todos os ingredientes e colocar num fogo baixo
Dicas:
• Utilizar panelas altas
• Teriyaki não mexe
• Colocar dois pires nos fundo da panela para que com o calor os pires se movimentem não deixando o açúcar grudar no fundo da panela.





Além das receitas, Fabíola nos apresentou um macarrão japonês, feito com feijão, que pode ser preparado frito ou cozido, porém na segunda opção ele é consumido frio.








Em nossa aula, o modo de preparo escolhido foi a fritura. O macarrão foi coloca em óleo quente e instantaneamente ele "incha" e fica bastante crocante.






Como não tínhamos mais tempo para fazer a sobremesa, ela será feita em outra aula. Portanto, aguardemos ansiosamente, né?

Até a próxima, farofeiros!

Juliane, Mariana e Suzane.

3 comentários:

Viviane disse...

Meninas,
Onde estão as fotos ?????

Priscila disse...

O tempura todo mundo comeu e esqueceu de tirar foto!
haiushaiushaiuhsaihsas
=x

Mariana Bueno disse...

Houve um probleminha com as câmeras e como postar... Mas agora está tudo certinho!! :)
Beijos

Postar um comentário