RSS

21 de maio de 2010

Juçara

                                                       Oi gente!

Andei pesquisando curiosidades por aí e achei uma fruta conhecida como “prima do açaí”, e como adoro açaí na tigela não poderia deixar de procurar saber um pouco mais. A fruta é proveniente da palmeira-juçara, por isso conhecido como fruto da juçara, tem a cor arroxeada, oferece polpa bastante nutritiva e um tanto calórica.

Contrariamente ao palmito a extração somente dos frutos da planta não causa sua morte o que tem deixado ambientalistas menos preocupados, já que, esta palmeira tem sido ameaçada de extinção. Isto tem sido até mesmo uma alternativa para as comunidades que sobreviviam da comercialização do palmito que se tornou ilegal.

Mas... Partindo para suas aplicações culinárias, a partir deste fruto podem ser produzidos sucos, sorvetes, cremes, também misturando sua polpa com ingredientes regionais, formando vitaminas. Além desses usos já citados o fruto pode ser combinado com doces e salgados. Ainda não tive oportunidade de experimentar, mas já encontrei receitas de alguns pratos como filé de badejo com creme de juçara, me despertou bastante curiosidade!

beijooo!
Fernanda Leite 

Nenhum comentário:

Postar um comentário