RSS

2 de maio de 2010

A nova moda da gastronomia: kebaberias!!!!

Como a moda é feita de tendências a gastronomia também o é. Já tivemos a moda do creme de papaia com licor de cassis, o petit gateau, do coquetel de camarão (que foi chique um dia, brega no outro e agora voltou a ser chique novamente!!!).


Assim como na moda, na gastronomia também as coisas são muito mais recriadas do que criadas. Pois bem em matéria de restaurantes temáticos já tivemos a temakeria – casa especializada em temakis; a cevicheria – casa especializada em ceviches e difundida por Gastón Acurio, famoso chefe peruano. No Brasil ele tem o La Mar, no Itain Bibi.

Pois bem, a próxima moda será os kebabs e as kebaberias!!!!! Tive meu primeiro contato com o kebab em 2002 quando visitei meu irmão na Bélgica e comia esse “sanduíche” quando voltava das farras!!!! Foram os imigrantes do Oriente Médio (principalmente turcos) os responsáveis pela disseminação da carne assada enrolada no pão fino e temperada com especiarias que hoje está incorporada aos hábitos de milhões de europeus. Provavelmente o preço baixo, o sabor acentuado, e a praticidade são a razão do seu sucesso. O prato pode ser feito com uma infinidade de ingredientes – frango, porco, peixe, boi e até frutos do mar. As especiarias que temperam o kebab são fundamentais –cravo, canela, cominho e pimenta síria....


Assim em São Paulo (toda novidade acontece primeiro por lá) há um monte de novas Kebaberias: Kebab Salomu, Kebabel e Rulla Kebabe. No Rio de Janeiro visite a Real Kebabe. Quando viajarem experimentem !!!! Vocês vão adorar.



Real Kebabe: Rua Visconde de Pirajá, 111 lj.1 – Praça General Osório – Ipanema.

Kebab Salomu: Rua Augusta 1416, Consolação.

Kebabel: Rua João Moura 871, Pinheiros.

Rulla Kebabe: Rua da Consolação 3193, Jardins.

2 comentários:

3 na mesa disse...

Viviane e turma,
Parabéns pela idéia do blog!!! Recife realmente precisava de um espaço com notícias gastro de qualidade! Posso mandar uns textos vez ou outra tb??????

Abçossss,

Thiago das Chagas

Anônimo disse...

Eu nunca sei que fazer de comer! É um problema de todos os dias!
O que eu faço sempre é pedir em uma temakeria em são paulo uma vez por semana, e assim mudo todos os dias. Agora vou tentar fazer este prato :)

Postar um comentário