RSS

26 de maio de 2010

Como estamos no clima de cozinhas estrangeiras e tivemos uma aula sobre cozinha portuguesa, nosso enviado especial a Lisboa-Portugal, o Chefe Francisco Vita (por acaso meu pai hehehe), resolveu nos prestigiar com uma pequena entrevista nos contando como foi a experiência de viajar para o país dos nossos colonizadores.

1- Você visitou alguns bistrôs, como eles são? São parecidos com os daqui?
São parcialmente parecidos, pois afinal de contas eles têm décadas ou séculos de tradição à nossa frente. A maioria deles são lugares super tradicionais e ocupam construções que são verdadeiros templos do “consumir com qualidade”. Por serem, em sua maioria, ambientes administrados por famílias, degusta-se sempre o melhor da pátria mãe, com seus menus riquíssimos, vastos e variados. Fuja dos ambientes comerciais! Prefira sempre os mais intimistas, pois estes irão lhe surpreender a cada nova garfada.
(*Primeira foto: vemos aí um bistrô meio moderno e bem criativo! Na segunda foto: mesinhas pelas ruas, uma coisa que se acha muito em Lisboa)

2- Como foi experimentar o verdadeiro Pastel de Belém?

Degustar o Pastel de Belém não é uma tarefa simples (hehehehe). Há que se ter um misto de cultura histórica e paladar aguçado, pois afinal, para perceber na sua amplitude essa riqueza de experiência gastronômica, tem que se usar todos os sentidos, pois sentar-se à uma mesa dessas instalações fundadas em 1837, a mais tradicional de toda Portugal, é quase um ato de fé. Envolto em azulejos e sentado em mesinhas concorridas, degustar esse Pastel de Belém diretamente em sua fábrica, que fica ao lado do Mosteiro dos Jerônimos, é realmente um ato de fé. Se puder, ajoelhe-se e agradeça a Deus pela riqueza da experiência gastronômica que você está vivenciando e principalmente não se espante com as montanhas desses doces sobre mesas vizinhas.

3- Quais pratos típicos além do Pastel de Belém você experimentou? Há realmente tantos doces em Portugal quanto nós imaginamos?

Experimentei boa parte dos doces a base de gemas (não lembro os nomes, pois fui provando pela aparência hehehe). A posta alta de bacalhau que experimentei no Café Luso, regada à muito azeite, num ambiente à meia luz, com cantoras de fados e seus guitarristas passeando por dentre as mesas, foi algo marcantemente inesquecível.

4- O que você mais gostou quando estava por lá? Observou alguma coisa que te chamou atenção?
Sim. Observei o quanto nós brasileiros temos a impressão equivocada a respeito deste povo! Eles são organizados, limpos, éticos e, acima de tudo, extremamente receptivos.

5- Resumindo, como foi a experiência de viajar para Portugal? Você repetiria?
Claro que sim! Até porque não se conhece Lisboa, com todas as suas vielas e possibilidades gastronômicas e culturais, em apenas uma viagem. É um mundo quase sem fim, pois outras cidades como Sintra, Porto, Coimbra e etc. são outros universos que carecem de tempo para serem devidamente explorados.

(foto ao lado: Mosteiro dos Jerônimos)

Bom, espero que vocês tenham gostado! Aqui disponibilizo o site oficial do Chefe Francisco sobre garnishing (aguardem próxima postagem para saber mais sobre essa maravilhosa técnica!!).

http://www.cheffranciscovita.com.br/index.html


Beijos mil!
Thaís Vita

*todas as fotos foram tiradas pelo Chefe Francisco

5 comentários:

Maria Eduarda disse...

Adorei o post Thaís!!!
Essa viagem deve ter sido mesmo maravilhosa e deliciosa!
E o Chef Chico arrasa nas esculturas, amei o site :)
Bjooos

Vivi disse...

ADOREI!!!!!! Fantástico!!!
parabéns e estou cada dia mais orgulhosa de vcs!!!!
Bjs

Karina Ferreira disse...

Adorei o post! Se Lisboa é encantadora, Sintra e Cascais são um paraíso. Minhas preferidas!
A gastronomia portuguesa é uma das melhores de toda Europa.
Abraços.

Thiago das Chagas disse...

Putz, isso aqui tah bombando!! Vcs devem transformar este blog em um portal da gastro PE! Ir atrás de patrocínio e já tah! Gostei deste post, até pq estou aqui em Lisboa... ahah, fui aluno de vivi tb mas trab e estudo coz portuguesa, quer dizer, brasileira...

Eva disse...

ADOREI TEU POST THAIS!!!!TA INFORMATIVO E BEM HUMORADO!BEIJOS!

Postar um comentário