RSS

8 de maio de 2010

COZINHA PORTUGUESA


Cozinha Portuguesa:
Na nossa 4ª aula tivemos COZINHA PORTUGUESA, contamos com a ajuda de nossas ilustres professoras Fabiola Medeiros e Viviane Salazar(profª do Senac e profª da disciplina) para preparar essas maravilhas.
A aula foi gostosa e proveitosa regada a muito azeite! Pra variar Priscila nossa pioneira para não perder a tradição foi a primeira a tacar fogo no avental hahaha!
Como entrada tivemos o caldo verde, o mais conhecido caldo português. O costume é consumi-lo após a meia-noite nas passagens de ano, e nas festas dos santos populares este também não pode faltar.

Os Ingredientes são:
500g de batata inglesa
1 maço de couve-folha
100ml de azeite
2L de água
250g de linguiça calabresa
Sal
Pimenta branca

Preparo:
Cozinhamos as batatas e passamos no liquidificador com um pouco de água. Voltamos ao fogo e acrescentamos sal, pimenta branca e a couve cortada em Chiffonade* e deixamos ferver por 15 minutos.  Nós salteamos uma linguiça cortada em rodelas no azeite para se aproximar mais do paladar  brasileiro e depois acrescentamos ao cozimento.
*Olhar em dicas no fim da página.

Tivemos como prato principal um delicioso bacalhau.... 

Curiosidade sobre o bacalhau:
O bacalhau não é um tipo de peixe, o bacalhau na verdade é um modo de preparar o peixe: salgado e seco. O bacalhau geralmente é feito das espécies de peixe:  Cod Gadus Morhua, Cod Gadus Macrocephalus, Saithe, Ling e Zarbo.
 No supermercado vamos encontrar mais as espécies Saithe, Ling e Zarbo, se você quiser utilizar o bacalhau de gadus morhua que é o mais apreciado e o que a gente utilizou na aula você pode encontrar no Pescadero: Endereço: Rua dos Arcos, 1745; Bairro: Poço da Panela; Fone:(81) 3268-0020.

O bacalhau foi uma revolução na alimentação, porque na época os alimentos estragavam pela precária conservação e tinham sua comercialização limitada ( a geladeira surgiu no século XX). O método de salgar e secar o alimento, além de garantir a sua perfeita conservação mantinha todos os nutrientes e apurava o paladar. A carne do bacalhau ainda facilitava a sua conservação salgada e seca, devido ao baixíssimo teor de gordura e à alta concentração de proteínas.

Devemos aos portugueses o reconhecimento por terem sido os primeiros a introduzir, na alimentação, este peixe precioso, universalmente conhecido e apreciado". (Auguste Escoffier, chef-de-cuisine francês, 1903).
Os portugueses descobriram o bacalhau no século XV, na época das grandes navegações. Precisavam de produtos que não fossem perecíveis, que suportassem as longas viagens, que levavam às vezes mais de 3 meses de travessia pelo Atlântico. Fizeram tentativas com vários peixes da costa portuguesa, mas foram encontrar o peixe ideal perto do Pólo Norte (gadus morhua).  O bacalhau foi imediatamente incorporado aos hábitos alimentares e é até hoje uma de suas principais tradições. Os portugueses se tornaram os maiores consumidores de bacalhau do mundo, chamado por eles carinhosamente de "fiel amigo". Este termo carinhoso dá bem uma idéia do papel do bacalhau na alimentação dos portugueses.

Fonte: (http://www.bacalhau.com.br/homepage.html)

Bacalhau com batatas:
Os Ingredientes são:
8 lombos de bacalhau
2Kg de batata inglesa
5 unid. de cebolas
6 dentes de alho
250ml de azeite
200g de azeitonas pretas
Salsinha picada
Sal

Preparo:
Cozinhamos as batatas com casca. Descascamos  e cortamos as batatas em rodelas. Fritamos com pouquíssimo azeite e com a frigideira bem quente, tiramos quando ficaram douradas. Cortamos a cebola em rodelas e em quadradinhos médios, refogamos a cebola em rodelas com azeite e em outra panela refogamos a cebola em quadradinhos e alho cortado em rodelas. Em outra frigideira refogamos azeitonas pretas e dentes de alho inteiros com azeite. Juntamos as cebolas em uma panela só e acrescentamos salsinha picada. Colocamos azeite em uma frigideira esperamos ela ficar bem quente para o peixe não colar e assamos o lombo do bacalhau.

Finalmente nossa sobremesa, As fatias de parida, a conhecida rabanada, uma delícia! É comum as pessoas preparem no fim do ano, por isso esta receita sempre lembra os festejos natalinos. Bem...O nome fatia de parida tem uma historinha bem interessante, conta que a mulher que acabava de ganhar neném era alimentada com esta sobremesa para aumentar a quantidade de leite da mãe.
Fatias de parida:
Os Ingredientes são:
20 unid. de pão
Açúcar cristal
Canela em pó
6 ovos
Óleo para fritar

Preparo:
Cortamos o pão em rodelas, passamos no leite e depois  no ovo peneirado e ligeiramente batidos. Luisa(nossa fritadora oficial hahaha) fritou  em óleo quente e jogamos açúcar e canela por cima.Tivemos que formar uma verdadeira oficina de produção para fazer as fatias de parida, mas ficou uma delícia!

Dicas:
Na preparação do Caldo verde:


  • Como cortar a couve em chiffonade:

1º) Enrole a folha bem apertada.
2º) Corte no sentido contrário ao rolo de forma a fazer pequenas tiras
  • Usar pimenta branca para preparações claras.



Na preparação do bacalhau:


  • Cortar a cebola em rodelas(fica bonito) e em quadradinhos(rende) fica bonito e rende por isso em algumas receitas é interessante usar das duas formas, como foi o caso do nosso bacalhau;




  • Usar a cebola cocão, pois, esta é menos ácida e tem uma crocancia maior. A segunda opção pode ser deixá-la uns minutos em água ou no refrigerador o que faz com que ela libere menos esta acidez.



Na preparação das fatias da parida:


  • Passar o ovo na peneira para tirar "a pele" do ovo e assim tirar o cheiro desagradável(presente na pele da gema do ovo) e para não deixar a clara do ovo formar bolhas de ar nas fatias de paridas;



"Espero que vocês tentem fazer as receitas em casa!"
"Continuem acompanhando as nossas aulas logo teremos um novo post pra vocês!"

"Boa Farofa de idéias para vocês!"


Paullus Fernandes, Fernanda Leite e Eva Carolina.

4 comentários:

Priscila disse...

Geeeente, que sacanagem!!
Essa minha foto tá um horror!!
ahsuiahsiuahsuihas
=D

Adorei essa aula! ;]
Beijos!

Viviane disse...

Pessoal,
Muito BOM !!!!! Parabéns pelo post

Luísa disse...

haha virei mesmo a fritadeira oficial da sala! o/ ficou ótimo o post, gente!

Maria Elisabete disse...

Farei em minha festa de bodas de coral no proximo dia 29-9 2012.

Postar um comentário