RSS

26 de junho de 2010

Flores Comestíveis


Acho que tudo mundo aqui já comeu couve-flor, brócolis e alcachofra, né? Mas e girassol, rosas, tulipas, alguém já provou? Pode parecer meio doido, mas estas flores estão se tornando ingredientes comuns nas cozinhas! Já existem vários restaurantes que utilizam pétalas de rosas, petúnia e violetas em suas receitas, principalmente em saladas, sobremesas, geléias e sorvetes. Dizem que as flores trazem um aroma único para as preparações.

E ainda deixam um visual lindo nos pratos.




O hábito de se comer flores, na verdade, é bem antigo. Na Idade Média, a calêndula, originária do centro e sul da Europa e da Ásia, era utilizada como corante em caldos, queijos amarelos, manteiga e bolos. No século XVII, o conhecido licor francês Chartreuse já tinha pétalas de cravo na lista dos seus ingredientes e na Inglaterra, ainda no tempo da Rainha Vitória, as senhoras preparavam um prato sofisticado de pétalas de rosas cristalizadas. Mas recentemente também, a Nouvelle Cuisine incorporou o uso de flores nas suas preparações, mas eram muito mais um componente decorativo. Atualmente, o uso culinário das flores vem crescendo bastante é está associado a pratos mais requintados e sofisticados.

Para aqueles que gostaram da idéia e querem incorporar as flores em seus hábitos alimentares, é preciso apenas ter dois cuidados básicos:

1- Nem todas as flores são comestíveis! Muito cuidado com isso, pois há algumas espécies que são venenosas e podem causar sérios danos a saúde. Algumas flores NÃO comestíveis são: copo de leite, lírio, crisântemo e violeta africana. Então, é sempre bom checar antes se a flor que você quer comer é comestível!

2- Nada de ir numa floricultura, comprar um buquê de rosas e querer fazer uma saladinha! Só se pode consumir as flores que são cultivadas para alimentação, com um adubo apropriado e sem o uso de produtos químicos!

Fora isso, podem comer flor a vontade! Até porque, além das flores serem ricas em vitaminas A e C, ainda têm pouquíssimas calorias!!! Perfeitas, né?! Hahahhaha

Beijos

Luísa Perman

Nenhum comentário:

Postar um comentário