RSS

26 de junho de 2010

A arte de flambar

           Oi gente!

           Hoje vamos falar um pouco da arte de flambar alimentos. A técnica é bastante antiga e tinha perdido sua força no salão, mas nos últimos tempos tem voltado a ser atrativo nos restaurantes e encantado comensais.

           A palavra flambar vem do francês flamber que significa adicionar álcool ao alimento e lançar fogo provocando uma chama. Mas as labaredas não apenas encantam, elas deixam um agradável aspecto caramelizado no alimento. Além do mais, realçam sabores do prato que por vezes passam despercebidos devido a outros ingredientes de aroma mais forte.

           Para o flambado é necessário verificar o teor alcoólico da bebida escolhida, pois se este é muito baixo não proporcionará o visual e o aroma desejados. Deve-se ter atenção também ao combinar as doses alcoólicas ao prato, pois o ato de flambar agrega sabores também. Algumas combinações já são clássicas a exemplo do vinho tinto para carnes vermelhas; vinho branco para peixes, frutos do mar e frango; conhaque para sobremesas, entre outras combinações nas quais as bebidas têm o papel de apenas realçar e não dominar o paladar.

           Não só vinhos, licores, whisky e conhaques. A cachaça tem sido vista como um produto únco para o preparo de flambados, especialmente das carnes suínas, bovinas e sobremesas . Esta possui alto teor alcóólico e sabor adocicado conferido pela cana, com a vantagem de não deixar acidez nos pratos tem cada vez mais sido usada na gastronomia regional.
 
           Quero lembrá-los que deve ser levada em consideração a segurança, sempre deixando garrafas de conteúdo alcoólico distantes da chama para evitar explosões!
 
É isso gente, até a próxima!
 
Fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário