RSS

26 de junho de 2010

Cozinha brasileira I

Hoje tivemos a nossa primeira aula de cozinha brasileira! Começamos com a culinária das regiões sudeste, sul e centro-oeste, que possuem características semelhantes.

Como entrada, fizemos a Polenta Frita, uma preparação de origem italiana, que pode ser servida como entrada ou como acompanhamento em um prato.

Os ingredientes são:
- 5 copos de água fria
- 2 copos de fubá mimoso
- 25 gramas de base de galinha
- 2 colheres de sopa de óleo
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- Óleo de soja para fritar

Foi preparada por Paullus e Fernanda, que misturaram todos os ingredientes e levaram ao forno. Após engrossar, cozinhar por 5 minutos. Em seguida, polvilhar a farinha de trigo e bater até misturar tudo.


A massa da polenta.

A próxima etapa foi arrumar essa massa pesada numa forma untada com óleo e deixar refrigerando. Por fim, aí já com ajuda de outras pessoas, essa polenta, agora mais consistente, foi cortada em tiras da largura de um dedo aproximadamente, passadas rapidamente em farinha de trigo e, finalmente, fritas pela nossa famosa fryer, Luísa. Resultado: fica parecendo um salgadinho industrializado só que macio por dentro e com gosto de milho.

Polenta Frita!

Já o Maneco com Jaleco, prato principal, foi feito à base de muuuuitas mãos... É uma preparação mineira feita de fubá, couve e carne de proco.

Ingredientes:
- 3 colheres de sopa de óleo de soja
- 500 gramas de carne de porco magra
- Sal e pimenta a gosto
- 3 dentes de alho
- 1 cebola pequena
- 1 molho de salsinha
- 5 cebolinhas

Ingredientes do caldo:
- 2 colheres de sopa de fubá
- 3 tiras de toucinho defumado picado
- ½ litro de caldo de carne
- 10 folhas de couve rasgada
- Pimenta-malagueta a gosto
- 2 dentes de alho
- 1 tomate picado
- 1 pimentão

Algumas meninas ficaram responsáveis por cortar os legumes (cebola, alho, salsinha, cebolinha, couve, tomate e pimentão). Luciana cortou toucinho defumado que foi o primeiro a ir pro fogo com mais 3 colheres de sopa de óleo. Depois de dourado, acrescentamos aos poucos os legumes, exceto a couve, e assim a panela foi ficando colorida... A essa cheirosa mistura juntamos ½ litro de caldo de carne e as 10 folhas chiffonadas de couve.


Em outra panela, as 500 gramas de carne magra de porco cortada em cubos grandes foi selada. Voltando a primeira panela, acrescentamos 2 colheres de sopa de fubá, só pra engrossar. Pronto! Delícia!!!

Para acompanhar esse prato, logo no início da aula a professora Fabíola solicitou dois voluntários pra fazer um arroz. Eis que foram Suzane e Shirley. Apesar de meio mole, o arroz ficou muito bom!

Maneco em jaleco, acompanhado pela polenta frita e arroz!

Pra finalizar essa aula, que foi uma das melhores no que diz respeito à degustação final, Luísa e Priscila fizeram Ambrosia para a sobremesa do dia, um doce típico de Minas Gerais também (Minas é o estado que possui a culinária mais expressiva dessas regiões), que é muito prático e fácil de fazer.

Os ingredientes:
- 1 litro de leite
- 500 gramas de açúcar
- 5 ovos
- Suco de 1 limão (se o limão for muito pequeno, usar mais um)

É muito simples. Basta colocar o leite e um açúcar em uma panela grande, e deixar no forno, mexendo de vez em quando, até reduzir. Logo em seguida, adiciona os 5 ovos batidos e o limão, e continua mexendo. Por conta da acidez do limão o “creme” começará a formar pequenos grumos. Depois é só retirar do fogo e acondicionar. Fica muito gostosa, um pouco parecida com doce de leite, mas com uma textura mais áspera, e um gostinho de limão.

A gente gostou tanto da Ambrosia que esqueceu até de tirar foto =P

É óbvio que dessa aula não sobrou N-A-D-A! E foi só a primeira aula da culinária brasileira, hein... imagina as próximas!!!

Beijos,

Filipe, Layslla e Luísa

2 comentários:

Hotelaria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hotelaria disse...

Essa aula foi uma delíícia!

Priscila

Postar um comentário