RSS

6 de julho de 2010

Verrine: comidinhas no copo!

  Esta novidade foi primeiramente adotada pelos bufês. As verrines palavra vinda do francês verre que significa copo são minúsculos copinhos transparentes usados para substituir pratos e bowls. Estes têm dado “graça” às festas de casamento e recepções, são servidas preferencialmente como entradas. Podem ser feitas em camadas vistas através da “tacinha” translúcida dando um colorido todo especial ás mesas.

  As primeiras receitas a dominar as verrines foram as doces. Deliciosas sobremesas com frutas, cremes, geléias e chantilly eram inicialmente servidas. Porém chefes ousaram ainda mais criando alguns preparos salgados com queijos, legumes, caldos, torradinhas e desta forma mesclando texturas.

  Algumas dicas são válidas para o serviço das verrines. A temperatura deve ser observada, pois se muito quente os comensais não serão capazes de segurar e os recipientes podem não resistir, se muito gelada os copinhos podem “suar” e acabam molhando, nada elegante não é mesmo! As receitas utilizadas também devem ser delicadas, nada que lambuze demais os vidrinhos. Lembrando do mesmo modo que algumas dessas entradas não dispensam talheres que devem ser tão minúsculos quanto as tacinhas.

Na seqüencia deixo uma receitinha super simples!


Sopa Cremosa de Batata

• 2 batatas grandes

• 1 caixinha de creme de leite

• 2 colheres de chá de maisena

• 1 colher de sopa de margarina

• Sal e pimenta

  Cozinhe as batatas em água salgada por aproximadamente 30 minutos, até que fiquem macias. Amasse as batatas na panela, acrescente a margarina, o creme de leite e a maizena, sal e pimenta a gosto e ervas e temperos de sua preferência. Mexa até que vire um creme. Distribua entre os verrines e decore com uma folha verde.
 
Até a próxima!
Fernanda Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário