RSS

27 de março de 2010

Ovos de Páscoa !!!!


A Páscoa não tem data certa no calendário. Sendo marcada, a cada ano, em função da primeira lua cheia da primavera européia - que começa em 21 de março. O domingo, seguinte a essa lua cheia, é o de Páscoa. 40 dias antes, a Quarta-feira de Cinzas. E esta festa cristã é cheia de símbolos como o coelho e o ovo de Páscoa. É também a época de se deliciar com comidas maravilhosas como bacalhau, quibebe, feijão de coco e peixes nas mais variadas receitas.
Segundo a pesquisadora Maria Lectícia Cavalcanti o ovo que no início era de galinha  e era trocado entre amigos - remonta à antiga Pérsia, evocando a regeneração da vida ao final do inverno. Tudo com fortes influências na tradição judaica cristã. Foi apenas no século XIX que os ovos de galinha começaram a ser substituídos por ovos de chocolate e chegou ao Brasil somente por volta de 1920.
Faz um tempo que as duas casquinhas de chocolate ao leite recheados de bombons e cobertos com papel brilhante e colorido são as opções que dispomos no mercado para presentear as pessoas queridas.
Com novos formatos e matérias-primas diferenciadas, chefes e especialistas em chocolate reinventam esse símbolo da Páscoa. E não há limites para esta criatividade como recheios de caramelo com flor de sal, cachaça, limão siciliano (atualmente um dos ingredientes da moda) e especiarias.
As grandes marcas estão investindo no chamado chocolate premium, à base de chocolates ultra-amargos e com altíssima porcentagem de cacau, muitos de origem controlada. Em São Paulo as opções são variadas. A La vie em Dulce faz ovos nos sabores ovomaltine, paçoca e crocante e ovos de colher com recheios de Praliné,Nutella e casadinho.
A La Brasserie e o Le Buteque oferecem formatos dos mais inusitados como ovos rendados vermelhos e azuis, ovos em forma de bola de futebol, alusão à Copa do Mundo, e detalhes em folhas de ouro.
 Na Chocolat du Jour, diversas delícias, como os Ovos metades e a Galinha dos Ovos de Ouro. Além da Bombonnière Ovo, que vem recheada com amêndoas caramelizadas com mel, cobertas com chocolate ao leite envoltas em pó de cacau ou açúcar.
E o ateliê Maria Brigadeiro, da doceira Juliana Motter, preparou  uma caixa de ovos com 10 brigadeiros sortidos tamanho extra (50 g cada). A caixa traz 10  sabores: tradicional (ao leite), castanha de caju, doce de leite com coco, avelã, noir (70% cacau), chocolate branco, amêndoa, nozes pecan,  vanilla-cookie e vinho do porto.
Em Recife podemos encontrar deliciosos ovos no Chez Wiet, na Josefina, elaborados pela chocolatrice Lana Bandeira.
E para aqueles que desejam presentear com criatividade, uma ótima dica são os cupcakes de Analú, uma recém bacharel em Hotelaria da UFPE que sempre adorou a patisserie, Ana Luíza Melo e Souza.
Os sabores são de chocolate e cenoura e os recheios de creme trufado de chocolate branco, creme trufado de chocolate meio amargo e doce de leite com nozes. Os preços variam de R$ 6,00, apenas uma unidade, a R$  25,00 com quatro unidades


Endereços:
Chez Wiet: Av. Domingos Ferreira 1274, Loja 12. F: 3326-4985.     
Analú Cupcakes: 99466495

3 comentários:

Priscila disse...

Cupcakes são lindos e eu sou doida pra prová-los!
Quem sabe não entro em contato e compro uns pra mim? *-*
Ótimas informações pra páscoa!
Beijão!
Pri

Mariana Bueno disse...

Adorei!!!! Tinha comentado com a minha avó sobre cupcakes, e não sabia onde encontrá-los aqui em Recife para que ela pudesse provar!!
Beijosss

Oficina da Inovação disse...

Acabei de comprar um do Cacau Show!!!! Depois eu conto se gostei... srsrsrs.

Postar um comentário