RSS

9 de abril de 2010

Dia da França no Senac


Primeiro dia de aula pratica da cadeira de alimentos e bebidas realizada no SENAC, ministrada pela professora e chef de cozinha Fabiola Medeiros que já foi chef do restaurante Kojima e chef consultora do restaurante Tout.
            Primeiramente a professora apresentou e explicou as preparações que nos faríamos seguindo o menu básico: entrada, prato principal e sobremesa. O tema da aula foi a culinária francesa.
 
Mise en Place




           
A entrada foi Oeufs en Cocotte, uma receita bastante simples e rápida a base de ovo. Utilizamos champignon, suco de limão, tomate e azeitona como base. Segundo Fabiola tais ingredientes podem ser substituídos por bacon ou peito de peru por exemplo, de acordo com a preferência de cada um. Logo acima de forma seqüenciada, formando camadas, colocamos uma generosa quantidade de queijo parmesão ralado, um ovo, raspas de noz moscada, uma pitada de pimenta preta e por fim um pouco de creme de leite. Os recipientes foram colocados em banho maria no forno por 10 minutos. Ficou uma delicia! Todos aprovaram =) 


         Bom, acho que chegamos perto da perfeição do prato =D

 O prato principal foi cassoulet, que aqui no Brasil é chamada de feijoada francesa por ser a base de feijão e levar vários tipos de carne. No nosso caso cozinhamos feijão branco, cenoura e folhas de louro. Em outra panela refogamos na manteiga cebola, alho, tomate e lingüiça toscana. Em outras duas panelas distintas selamos confit de canard (confit de pato) e bisteca bovina. Para concluir colocamos um pouco de farofa de farinha de rosca com manteiga, sal e pimenta, só para engrossar o caldo. A mesma farofa foi colocada em cima da preparação para dourar no forno por 5 minutos. No semestre passado provamos pato assado e não foi uma experiência muito boa, por isso estávamos com um certo receio de come-lo novamente. Apesar disso o cassoulet ficou muito bom e foi o nosso almoço ;)

            SIIIIIIMMM!!! Vale ressaltar que a coxa e sobre coxa do pato foram desossadas por nós alunos, colocando em prática o que havíamos aprendido na disciplina TPA I no semestre passado. =D

            A sobremesa deveria ter sido Creme Brûlée se o leite, tipo C (como diria a professora) não tivesse talhado!!! Foi um desastre, já que nossa refeição ficou sem sobremesa...

            Tirando esse contratempo de que a sobremesa não prestou e ficamos sem ela, a aula foi super produtiva e superou nossas expectativas no retorno a cozinha... Deu para perceber que iremos ralar bem mais que o semestre passado.

 Bom,como deu para perceber ralamos bastante...hehehehe

SIIIIMMM!! Tivemos FAROFA nesse primeiro dia de aula! =D


            Aguardem os posts das próximas aulas!!!


Filipe, Layslla e Luísa.

8 comentários:

Priscila disse...

Pense numa aula gostosaa! Não gostei tanto do Oeufs en cocotte, mas o cassoulet estava diviino !!

E pense numas fotos bonitas danadas! Só o fotógrafo é poser e tira mais foto do que trabalha, né, "sub" chef? Hahaha, brincadeirinha!

Beijos!

Eva disse...

Gente vocês estão de parabéns!O post de vcs ficou ótimo!!!E as fotos ficaram divinas!!!Era bom que Filipe fosse nosso fotografo todas as vezes hauhauhau bjs!

Vivi disse...

Meninos,
O post ficou LINDO!!!! Parabéns !!!!! Concordo com Eva que Filipe devia ser o fotógrafo oficial. A foto do ovo batido com o fouet ficou um show!!!! De sub chefe a fotógrafo que tal ????
beijos e bom fim de semana.

Maria Eduarda disse...

Gentee,
Adorei o post, e que fotos são essas??? Lindaaas, parabéns ao subchefe viiu?! hahahaha
E a aula foi ótima, adorei tudo, mas ainda to na vontade de provar o famoso creme brûlée!

Beijoss

Unknown disse...

Amei o post, super lindo :D Filipe sempre como fotógrafo SIIIIMM! aiuahsiuahsiuahs

Luísa disse...

hahahhaha pois éee, as fotos ficaram linda demaais! tbm acho que Filipe deveria ser o fotografo oficial das aulas! ;)

shirley disse...

adorei o post!! ficou tudo lindo!!!
tambem estou entrando na campanha, Filipe como fotografo SIM! hahahah

Unknown disse...

Filipe nao pode ser fotografo,porque eu sou subchefe ;)

Postar um comentário