RSS

16 de abril de 2010

Dia da França no Senac, parte 2

Olá, gente!!


Nossa aula do Senac ontem (dia 15) continuou com o tema culinária francesa.

De entrada, fizemos uma quiche lorraine, que apesar de ser um prato tradicional da cozinha francesa, é alemão. Originalmente a quiche era uma torta aberta recheada com creme feito de leite e ovos com de bacon defumado. Somente depois foi acrescentado o queijo, e hoje em dia pode ser preparado com vários tipos de ingredientes. Ela é normalmente servida quente como prato principal, porém seu uso como entrada ou em coquetéis tem se tornado comum
O prato é composto de massa (farinha, manteiga, gema, um pouco de água e de sal, tudo misturado homogeneamente), recheada com bacon (que foi levado ao fogo médio com vinho branco) e queijo emmenthal ralado (que poderia ser substituído por gruryère), adicionada de uma mistura de ovos, leite, creme de leite fresco, sal e pimenta-do-reino e levada ao forno para dourar.
Nós achamos delicioso e a massa ficou bem leve e crocante!
                                          
                                       Bacon no fogo                              A quiche prontinha!
Como prato principal, tivemos steak au poivre, que foi criado na década de 1910 pelo maître d'hôtel Albert, do restaurante Maxim's. 
Ele é feito com fiilé mignon temperado (sal e pimenta) e grelhado em óleo e manteiga! Na mesma frigideira é adicionada mais manteiga e flamba-se o conhaque (o sub-chef estava tão concentrado tirando fotos do quiche nessa hora, que nem notou o fogo subindo e perdemos uma foto desse momento!), adiciona o molho demi-glace (que a professora já trouxe pronto, pois demora muito tempo para ficar pronto) e creme de leite fresco.
Adoramos o molho e o acompanhamento, que normalmente é arroz e salada, que a professora preferiu substituir por batata frita, que Luísa fritou maravilhosamente bem!

                             Luísa fritando batata                             Selando o filé

  

E para sobremesa, refizemos o crème brûlée (que na última aula não tinha dado certo por causa da má qualidade do leite) e tarte tatin acompanhado de sorvete de creme com passas.

A história do tarte tatin conta que Stephanie Tatin, ficou responsável por cuidar do restaurante do Hotel Tatin após o falecimento do pai. O local era famoso na região por sua perfeita torta de maçã com crosta crocante, maçãs macias e caramelizadas. Até que, por engano, num dia de muito movimento, Stephanie colocou as maçãs no forno, esquecendo de acrescentar a massa. Percebendo seu erro, tentou recuperar o prato cobrindo as maçãs com a massa. Quando desvirou a torta e viu o belo resultado, decidiu servir imediatamente, mesmo o conteúdo ainda estando quente. Ninguém acredita realmente nesta história, pois as tortas invertidas, como são chamadas na França, já existiam muito antes do século 19. De qualquer forma, esta receita foi levada à Paris pelo famoso restaurante Maxim’s, onde aparecia no cardápio como a torta das damas Tatin, dando continuidade e reputação à lenda das irmãs (a outra irmã cuidava da parte administrativa).

Como foi dito na história acima, o prato é composto de caramelo, maçãs fatiadas e massa folhada, levado ao forno até a massa assar, desenformado em pratos individuais e acompanhado de sorvete.
Ficou muito bom, apesar da massa estar grossa e o sorvete meio derretido!


                            Fazendo o caramelo                                 Tarte Tatin

                             O crème antes de ir ao forno                          Crème Brûlée

Apesar dos contratempos, todos aproveitaram a aula e gostaram das preparações.

Até a próxima!
                               Thaís, Maria Eduarda, Laís e Priscila 
                                             (foto pelo Sub chef!)

2 comentários:

Vivi disse...

Meninas LINDAS,
O texto ficou ótimo. Parabéns!!!!

Unknown disse...

A culpa de vcs n ter a foto da professora flambando la não foi culpa minha...todos são testemunhas que a camera não estava em minhas mãos ;)
Mas gostei do post,muito explicativo e detalhado os pratos...
=]

Postar um comentário