RSS

24 de abril de 2010

Cozinha Italiana

Farofada,

Nossa última aula foi inspirada na cozinha italiana. Foi feita uma entrada, um prato principal e uma sobremesa.


Como entrada tivemos o Arancini di Riso. Arancini é um produto tradicional da culinária da ilha da Sicília, na Itália. Trata-se de um bolinho de arroz frito recheado com carne picada. O nome é derivado da palavra arancia, que significa laranja, devido à sua semelhança com este fruto. O Arancini é uma comida “de restos”, de reaproveitamento.

A massa da receita que fizemos foi feita com cebola e alho picados, arroz arbóreo, açafrão, vinho branco (pode ser tinto), manjericão, caldo de frango, ovos, farinha de trigo, queijo parmesão ralado, sal e pimenta-do-reino. O recheio era apenas presunto cortado em cubos e o molho feito com azeite, alho, leite, anchovas em conserva, pimenta calabresa e sal. Esse molho é chamado de Banha Calda, e o alho usado nele foi fervido no leite para que a acidez do alho fosse quebrada.


A farinha de trigo foi sendo adicionada aos poucos com o intuito de chegar ao ponto que possibilitasse a preparação dos bolinhos. Quando quase toda a farinha já havia sido adicionada, a massa ainda estava colando muito em nossas mãos, foi quando começamos a fazer as bolinhas com duas colheres, e tudo ficou muito mais fácil.

No final da aula, quando Luísa (fryer oficial da sala) já havia terminado de fritar tudo, experimentamos. Adoramos o prato, e o que mais surpreendeu foi o molho com anchovas, que a princípio ninguém “curtiu” muito.


O prato principal foi o Capeletti di bufala, uma massa feita com farinha de trigo, óleo, ovo e água; recheada com mussarela de búfala; e regada ao molho de tomate. Para deixar a massa em forma de Capeletti é feito primeiro um pastelzinho, e depois junta-se as pontas, fica lindo!


  
A sobremesa foi o Cannoli, receita originada de Palermo na ilha da Sicília. No singular, cannolo, significa “pequeno tubo”. Consiste em uma massa doce frita em formato de tubo, recheada de um creme de queijo de ricota, adicionada à baunilha, chocolate, pistache, entre outros ingredientes. O Cannoli é um doce muito comido em feiras, é uma “comida de rua”.

Para fazer a massa foi preciso esticá-la bem, deixando-a bem fina e depois envolvê-la em uma espécie de canudo, para que pudesse ser frita no formato correto. Depois se acrescenta o recheio ao meio, e polvilha-se açúcar em cima de tudo. É uma sobremesa não muito doce, mas muito gostosa!






Beijos,
Juliane, Mariana e Suzane.

3 comentários:

[MOD]Thaís disse...

as caras de concentração de mari e juli esticando a massa estão mara! huauhauhauhahuahuauha

Vivi disse...

Meninas,
parabéns pelo post!!!
Beijos

Luísa disse...

ficou ótimo o post gentee!! e adorei que eu fui promovida a fryer ;D

Postar um comentário