RSS

31 de março de 2010

Bacalhau e Páscoa: uma dupla genial!!!!


Acabo de receber um encarte especial da Revista Prazeres da Mesa sobre o bacalhau que me inspirou a escrever este post. A grande maioria das pessoas não sabe que BACALHAU se refere mais ao processo de beneficiamento do que propriamente ao peixe visto que é utilizado para designar quatro espécies diferentes:
Codfish: é o mais caro e saboroso, também conhecido como Imperial ou Porto Imperial. Depois de cozido a carne se desfaz em lascas.
Saithe: possui cor e sabor mais fortes. Quando cozido a sua carne desfia com facilidade. Perfeito para bolinhos, saladas e ensopados.
Zarbo: menor, mais barato e mais fibroso, é ótimo para elaborar pratos que pedem o peixe desfiado, caldos, pirões e bolinhos.
Ling: estreito e mais claro, é perfeito para  assados, cozidos e grelhados.
O Brasil é o campeão mundial de consumo de bacalhau e essa popularização de deve em grande parte à Igreja Católica e às proibições de se comer carne em alguns períodos do ano como na Páscoa. Portanto no domingo, reúna a família para celebrar a ressurreição de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador e deguste uma deliciosa e famosa receita de bacalhau – BACALHAU À GOMES DE SÁ:
 500 gr de bacalhau demolhado
3 cebolas cortadas em rodelas
1 dente de alho cortado em fatias finas
100 ml de azeite de oliva
500 gr de batatas cozidas com casca, cortadas em fatias sem a casca
½ xícara de chá de azeitonas pretas portuguesas
2 ovos cozidos duros
Leite, salsinha picada, sal, pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Em uma caçarola, coloque o bacalhau e cubra-o com água; leve ao forno até ferver. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por 20 minutos no forno desligado. Retire o bacalhau da água, tire a pele e as espinhas e desfaça-o em lascas. Transfira-o para uma vasilha funda e o cubra com leite; deixe em infusão por 1 ou 2 horas. Em uma tigela refratária que possa ir ao fogo e ao forno, refoque a cebola e o alho até começar a dourar. Junte as batatas e as lascas de bacalhau escorridas; tempere e leve ao forno bem quente (220°C) preaquecido por  15 minutos. Na hora de servir, decore com azeitonas, salsa picada, ovos cozidos e regue com azeite.
BON APPETIT  E FELIZ PÁSCOA!!!!!
Beijos
Vivi

Nenhum comentário:

Postar um comentário