RSS

30 de abril de 2010

Brasil Sabor

Olá gente,
aproveitei o Brasil Sabor para ir ao Cumbuca de Barro localizado em Bairro Novo;Pessoas,valeu muito superar a distância,eles servem um escalope de filé grelhado com molho dijon acompanhado de inhoque de macaxeira,que é tudo,só o nome do prato já  dá água na boca,trata-se de um presente dos Deuses.Apesar do filé ser uma carne comum,seu sabor neste prato era peculiar,tinha um toque de ervas,um sabor de manjericão,não sei explicar ao certo,sei que era maravilhoso,sem falar do inhoque que também era delícioso.Recomendo o restaurante e principalmente o prato a quem quiser.APROVEITEM  o Brasil Sabor e divirtam-se.
     Bjs,até a próxima!!!
    
     Luciana Santos

24 de abril de 2010

Cozinha Italiana

Farofada,

Nossa última aula foi inspirada na cozinha italiana. Foi feita uma entrada, um prato principal e uma sobremesa.


Como entrada tivemos o Arancini di Riso. Arancini é um produto tradicional da culinária da ilha da Sicília, na Itália. Trata-se de um bolinho de arroz frito recheado com carne picada. O nome é derivado da palavra arancia, que significa laranja, devido à sua semelhança com este fruto. O Arancini é uma comida “de restos”, de reaproveitamento.

A massa da receita que fizemos foi feita com cebola e alho picados, arroz arbóreo, açafrão, vinho branco (pode ser tinto), manjericão, caldo de frango, ovos, farinha de trigo, queijo parmesão ralado, sal e pimenta-do-reino. O recheio era apenas presunto cortado em cubos e o molho feito com azeite, alho, leite, anchovas em conserva, pimenta calabresa e sal. Esse molho é chamado de Banha Calda, e o alho usado nele foi fervido no leite para que a acidez do alho fosse quebrada.


A farinha de trigo foi sendo adicionada aos poucos com o intuito de chegar ao ponto que possibilitasse a preparação dos bolinhos. Quando quase toda a farinha já havia sido adicionada, a massa ainda estava colando muito em nossas mãos, foi quando começamos a fazer as bolinhas com duas colheres, e tudo ficou muito mais fácil.

No final da aula, quando Luísa (fryer oficial da sala) já havia terminado de fritar tudo, experimentamos. Adoramos o prato, e o que mais surpreendeu foi o molho com anchovas, que a princípio ninguém “curtiu” muito.


O prato principal foi o Capeletti di bufala, uma massa feita com farinha de trigo, óleo, ovo e água; recheada com mussarela de búfala; e regada ao molho de tomate. Para deixar a massa em forma de Capeletti é feito primeiro um pastelzinho, e depois junta-se as pontas, fica lindo!


  
A sobremesa foi o Cannoli, receita originada de Palermo na ilha da Sicília. No singular, cannolo, significa “pequeno tubo”. Consiste em uma massa doce frita em formato de tubo, recheada de um creme de queijo de ricota, adicionada à baunilha, chocolate, pistache, entre outros ingredientes. O Cannoli é um doce muito comido em feiras, é uma “comida de rua”.

Para fazer a massa foi preciso esticá-la bem, deixando-a bem fina e depois envolvê-la em uma espécie de canudo, para que pudesse ser frita no formato correto. Depois se acrescenta o recheio ao meio, e polvilha-se açúcar em cima de tudo. É uma sobremesa não muito doce, mas muito gostosa!






Beijos,
Juliane, Mariana e Suzane.

22 de abril de 2010

O melhor bolo de chocolate do MUNDO!!!!

Oi gente,
Na terça-feira (aproveitando o feriado na quarta) fui jantar com uns amigos queridos - Michele, Juliano, Carol e Bele. Resolvemos aproveitar a promoção do Brasil Sabor - Mais Um por Conta da Casa - em dias e horários específicos ao pedir o prato do Brasil Sabor você ganha um outro igual. Fomos ao Tout em Casa Forte. Foi muito legal pois não conhecia o restaurante. O cardápio do restaurante foi elaborado sob a consultoria da nossa professora e Chefe Fabíola Medeiros. Agora, quem comanda as panelas é o meu ex-aluno Roberto Duran!!!
Pois bem, o prato do festival que provamos, é um risoto de pato com molho de vinho tinto. Estava uma delícia!!!! Mas o que me chamou a atenção foi uma sobremesa especial: o melhor bolo de chocolate do mundo!!!!
Há um tempo li na Gula uma reportagem sobre esta casa lisboeta e fiquei morta de vontade de provar este bolo. A receita do famoso bolo foi criada há cerca de 20 anos por Carlos Bras Lopes e em 2002 o bolo foi batizado com esse nome tão criativo.
A casa tem uma filial em São Paulo (sempre lá!!!!!) mas não sabia que em Recife já podíamos comer dessa iguaria e comprovar ou não a sua fama.
Pois bem no cardápio do Tout temos as versões tradicional, chocolate amargo e pouco açúcar. Pedimos duas fatias - tradicional e amargo - para provarmos. É gostoso mas não sei se merece a fama de MELHOR DO MUNDO !!!!!
Segue uma foto tirado do celular....esqueci que sou blogueira e tenho que andar com uma máquina fotográfica !
Bjs

21 de abril de 2010

Jantar Alemão

Olá, farofeiros!

Vim aqui passar uma dica pra quem quiser comer algo diferente nessa sexta-feira, dia 23.
A chef Luciana Sultanum vai oferecer no Espaço Gourmet um jantar temático alemão! A ideia é promover uma viagem gastronômica por diversos países através de jantares temáticos e trazer ao público raridades. Para começar, foi escolhida a Alemanha, um país de diversidades de sabores, tanto nas suas bebidas, quanto na sua culinária.
No jantar ela apresentará o chucrute, iguaria alemã que leva repolho branco e vinagre, entre outros ingredientes. Além de entradas, sobremesas e cerveja, o clima será dado por músicas típicas e modernas de artistas alemães contemporâneos. 



Quem puder, vá conferir! Acho que é uma idéia e tanto! 
 
Espaço Gourmet
Jantar Alemão
Sexta, 23 de abril
Rua Conselheiro Nabuco, Casa Forte
A partir das 20h
Preço: entrada + prato principal + sobremesa = R$ 45,00 (bebida por fora)
Reservas: 3268.7755 




Até mais,
Priscila Lacerda 

18 de abril de 2010

Decorem este nome...vcs vão ouvir muito falar dele!!!!!

Olá farofeiros de plantão,
Estou adorando essa nova função de bloggeira e creio que o nosso blog está fazendo muito sucesso!!!! hehehehe.
Conheci um estudante de Gastronomia da UFRPE chamdo Yuri. Ele é irmão de um dos melhores alunos do curso de Hotelaria da UFPE e hoje meu amigo Alan (futuramente ele fará um post bem especial aqui no FAROFA). Pois bem, soube que Yuri nas férias estagiou com o famoso chefe Alex Atala e resolvi entrevistá-lo para compartilhar com os leitores do FAROFA a sua experiência.

1.Como você conseguiu o estágio ?

R: Sem nenhuma indicação ou coisa parecida. Simplesmente comprei uma passagem pra São Paulo e dei as caras. Não tinha local certo pra morar ou onde estagiar. Tinha feito uma planilha com os principais restaurantes de São Paulo, os seus respectivos chefs e o endereço. Ao chegar encontrei uma república próxima ao bairro dos Jardins (onde ficavam os principais restaurantes) e no dia seguinte estava com mapa, planilha e currículo nas mãos. Antes de ir ao Dalva e Dito já tinha ido em outros dois restaurantes e nada de concreto até então. Ao chegar lá esperei por 2 horas e meia em pé do lado de fora até finalmente conversar com a Sub- chef do Dalva e a Chef de eventos do Alex. Meia hora de conversa, currículo na mão e o então esperado. “Você começa amanhã aqui no Dalva por um mês e passa o outro mês no Dom”

2.Como era a sua rotina?

R: Acordava bem cedo pra não esperar 1h pra tomar banho na república, hehehehe. Depois atravessava toda a rua Augusta em direção ao Jardins. Eram uns 40 minutos de caminhada de segunda a sábado.
No Dalva eu fiquei grande parte na cozinha de produção, fazendo todas as marinadas, caldos, molhos, cocções a vácuo, cortes de carnes exóticas. Tinham também os eventos do Dom, que como eram no sub-solo do Dalva tinha dias que dobrava, chegando a trabalhar lá por 15h consecutivas. Já no Dom eu passei por todas as praças, uma em cada semana, pescados, carnes, garde manger, menu degustação.
3.A cozinha do Dalva e Dito é uma das mais caras e bem equipadas do Brasil. Quais os equipamentos/utensílios mais interessantes com os quais você teve contato ?

R: A cozinha do Dalva é simplesmente fantástica. Os cozinheiros por lá costumavam compará-la com uma “Ferrari”. Devidamente planejada, espaçosa e tudo isso com um investimento de 8 milhões em equipamentos de ultima geração. Até então eu nunca tivera o contato esperado com fornos combinados, que deve ser o essencial para um aluno de gastronomia. Lá não só aprendi a operá-los, mas também de como e quando usá-los. A ronner também é outro equipamento incrível, que cozinha alimentos a vácuo por longos períodos em baixa temperatura. Outro equipamento que me chamou atenção foi o chiller, um equipamento muito importante para frear bruscamente a cocção de alimentos.

4. Quais as técnicas mais interessantes que você aprendeu?


R: Os métodos de cocção a vácuo em primeiro lugar. Aprendi uma técnica bem interessante também de cozinhar a lula por atrito. Reproduzindo como os espanhóis fazem com a água natural do mar mediterrâneo (salgada e gelada), colocávamos num pequeno pote pequenos tentáculos de lula com água, gelo e sal grosso. Ficava chacoalhando por mais ou menos 1h esses pequenos potes, até ela ficar devidamente cozida. Outra técnica que me chamou atenção também foi a carbonização do cerefólio.

5. E os ingredientes ?

R: Tudo de primeiríssima qualidade! Conheci inúmeros novos ingredientes, que infelizmente não encontramos no Recife. Desde as flores silvestres, ervas frescas inimagináveis, carnes exóticas e o tão “Atala” palmito pupunha.

6. Qual foi o aprendizado mais significativo durante o estágio?



R: Com certeza foi trabalhar com jovens engajados que amam o que fazem e dispostos a passar esse conhecimento. Conheci muita gente bacana por lá, gente do mundo todo inclusive, que posso contar hoje em dia pra qualquer coisa e que tenho certeza que vão ter um futuro brilhante. Trabalhar no melhor com os melhores é indescritível. Foi muito válido, aprendi bastante com eles.

7. Que conselhos você daria a uma jovem que está iniciando a faculdade de gastronomia/ hotelaria?

R: Pra mim, ficou óbvio, que as aulas práticas nessa área não são o suficiente para você ter uma experiência desejável no mercado de trabalho. Se você quer? Vai à luta! Corre atrás de estágio desde o início. É primeiro período?! E daí! Vai chegar um dia você vai ser 5º período. E aí!? Não vai ter estagiado em nada?! Vai se contentar com as aulas práticas da faculdade? Começa cedo, pé no chão, pensa alto e eu tenho certeza que as portas vão se abrir muito mais pra você. Seu livro está em branco, cabe a você decidir se quer que ele esteja preenchido até o final do curso ou não. Boa sorte a todos os iniciantes nessa área que não é nada fácil e sigam lutando!

17 de abril de 2010

Novo Restaurante

Oi gente!

              Estou aqui para falar sobre o hotel Atlante Plaza e seu novo restaurante: o Via Brasserie by Heineken. O bom desse restaurante é que ele também será aberto ao público que não está hospedado no hotel, o que é muito legal, não é? A pessoa está andando pela rua, morrendo de fome, naquele calor (apesar do restaurante só abrir à noite, o calor é um fato!) e quando vê... PÁ! Lá está ele, esperando por você!

              Ele tem um espaço para você poder ver a preparação das pastas e pizzas (o que eu acho sempre muito interessante) e, além disso, oferece uma carta de vinhos com 120 rótulos. Até aí tudo bem, mas o que vocês não sabem (e a maioria nunca imaginou) é que ele também oferece uma outra carta, só que de azeites extra virgens! É verdade! Ela possui iguarias oriundas da Grécia, Espanha, Sicília, Turquia, Itália e Portugal. Curioso, não?!
              O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 19h à 0h. Vá conferir essa novidade e aproveite!

              Até mais!
              Thaís Vita

Alimentos Orgânicos


Olá Pessoal!

Não sei se todos conhecem, mas existe o Dia da Terra, que foi criado em 1970, quando surgiu o primeiro protesto nacional contra a poluição, convocado pelo Senador norte americano Gaylord Nelson. Desde então é celebrado no dia 22 de abril.
Este ano a rede Accor, com os hotéis: Sofitel, Novotel, Mercure e Ibis vão oferecer aos clientes opções de alimentos orgânicos em comemoração desse dia. Esse “festival” acontece de 12 a 25 de abril.
O produto orgânico é cultivado sem o uso de adubos químicos ou agrotóxicos. É um produto limpo, saudável, possui um sistema de cultivo que observa as leis da natureza e todo o processo de cultivo está baseado no respeito ao meio ambiente e na preservação dos recursos naturais, esse processo tende a economizar água, energia e etc.
Encontrei um site de uma empresa pernambucana que produz alimentos orgânicos, para quem se interessar vale a pena dar uma olhadinha, pois no site tem dicas, receitas, além de uma loja virtual que entrega produtos em domicílio nos municípios do Recife, região metropolitana, Gravatá e Vitória de Santo Antão. http://www.comadrefulozinha.com.br/
Beijos, e bom final de semana!
Maria Eduarda.

16 de abril de 2010

Dia da França no Senac, parte 2

Olá, gente!!


Nossa aula do Senac ontem (dia 15) continuou com o tema culinária francesa.

De entrada, fizemos uma quiche lorraine, que apesar de ser um prato tradicional da cozinha francesa, é alemão. Originalmente a quiche era uma torta aberta recheada com creme feito de leite e ovos com de bacon defumado. Somente depois foi acrescentado o queijo, e hoje em dia pode ser preparado com vários tipos de ingredientes. Ela é normalmente servida quente como prato principal, porém seu uso como entrada ou em coquetéis tem se tornado comum
O prato é composto de massa (farinha, manteiga, gema, um pouco de água e de sal, tudo misturado homogeneamente), recheada com bacon (que foi levado ao fogo médio com vinho branco) e queijo emmenthal ralado (que poderia ser substituído por gruryère), adicionada de uma mistura de ovos, leite, creme de leite fresco, sal e pimenta-do-reino e levada ao forno para dourar.
Nós achamos delicioso e a massa ficou bem leve e crocante!
                                          
                                       Bacon no fogo                              A quiche prontinha!
Como prato principal, tivemos steak au poivre, que foi criado na década de 1910 pelo maître d'hôtel Albert, do restaurante Maxim's. 
Ele é feito com fiilé mignon temperado (sal e pimenta) e grelhado em óleo e manteiga! Na mesma frigideira é adicionada mais manteiga e flamba-se o conhaque (o sub-chef estava tão concentrado tirando fotos do quiche nessa hora, que nem notou o fogo subindo e perdemos uma foto desse momento!), adiciona o molho demi-glace (que a professora já trouxe pronto, pois demora muito tempo para ficar pronto) e creme de leite fresco.
Adoramos o molho e o acompanhamento, que normalmente é arroz e salada, que a professora preferiu substituir por batata frita, que Luísa fritou maravilhosamente bem!

                             Luísa fritando batata                             Selando o filé

  

E para sobremesa, refizemos o crème brûlée (que na última aula não tinha dado certo por causa da má qualidade do leite) e tarte tatin acompanhado de sorvete de creme com passas.

A história do tarte tatin conta que Stephanie Tatin, ficou responsável por cuidar do restaurante do Hotel Tatin após o falecimento do pai. O local era famoso na região por sua perfeita torta de maçã com crosta crocante, maçãs macias e caramelizadas. Até que, por engano, num dia de muito movimento, Stephanie colocou as maçãs no forno, esquecendo de acrescentar a massa. Percebendo seu erro, tentou recuperar o prato cobrindo as maçãs com a massa. Quando desvirou a torta e viu o belo resultado, decidiu servir imediatamente, mesmo o conteúdo ainda estando quente. Ninguém acredita realmente nesta história, pois as tortas invertidas, como são chamadas na França, já existiam muito antes do século 19. De qualquer forma, esta receita foi levada à Paris pelo famoso restaurante Maxim’s, onde aparecia no cardápio como a torta das damas Tatin, dando continuidade e reputação à lenda das irmãs (a outra irmã cuidava da parte administrativa).

Como foi dito na história acima, o prato é composto de caramelo, maçãs fatiadas e massa folhada, levado ao forno até a massa assar, desenformado em pratos individuais e acompanhado de sorvete.
Ficou muito bom, apesar da massa estar grossa e o sorvete meio derretido!


                            Fazendo o caramelo                                 Tarte Tatin

                             O crème antes de ir ao forno                          Crème Brûlée

Apesar dos contratempos, todos aproveitaram a aula e gostaram das preparações.

Até a próxima!
                               Thaís, Maria Eduarda, Laís e Priscila 
                                             (foto pelo Sub chef!)

15 de abril de 2010

Festival Brasil Sabor 2010

A partir de hoje quinta-feira(15), a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) promove o festival gastronômico, onde 112 restaurantes pernambucanos participam, durante um mês. O tema do evento é: Festival Brasil Sabor. O objetivo é potencializar o casamento entre gastronomia e turismo, sendo o festival fundamental para a movimentação do mercado. Há uma parceria da Abrasel com o Sebrae, o Ministro do Turismo e Ministro da Pesca e Aquicultura.

Durante o festival haverá a promoção: Mais um por conta da casa! Onde você pede o prato Brasil Sabor e ganha outro igual. Havendo horários e dias específicos para cada restaurante.

Alguns restaurantes são: Aconchego do Matuto, Adoratto, Antiquário, Bonaparte, Confraria do Mar, Da Noi, Entre Amigos"O Bode", Guaiamum e Cia, Julietto, La Plage Crepes e Saladas, O Lenhador, Oficina do Sabor, Parraxaxá, Sumô Sushi Bar, Sushiologia, Varanda Restaurante, Wiella Bistrô, entre outros.

Aproveitem!!

Suzane Mazza

14 de abril de 2010

DIA INTERNACIONAL DO CAFÉ

O dia 14 de abril é o Dia Internacional do Café e, em homenagem a essa data, a rede Deltaexpresso promove uma ação especial. Quem frequentar umas das lojas da marca nesta quarta receberá o Delta-Voucher, que dá direito a uma bebida exclusiva da marca gratuitamente. Esse cartão tem validade de uma semana e só pode ser trocado na loja onde ele foi entregue.

São 49 opções direrentes, entre expressos e shekes. Alguns deliciosos exemplos são os capuccinos de limão ou tangerina, que combinam o doce do café com a acidez das frutas. A ideia dessa ação é que o cliente tenha a oportunidade de degustar um café diferentemente do que ele consome habitualmente.

Além disso, o restaurante Café Porteño está lançando 12 novidades entres cafés quentes e gelados, além de chás. Os cafés foram elaborados pela sócia da casa Bruna Oliveira, que buscou inspirações e referências em recente temporada em Nova York. A grande novidade do novo cardápio são as opções de cafés gelados, no total quatro receitas que prometem refrescar o calor do verão recifense, além de conquistar pela impecável apresentação.

APROVEITEM!!

Suzane Mazza

13 de abril de 2010

Pondo em prática

No último sábado, dia 10/04, resolvi testar meus conhecimentos adiquiridos na primeira aula do SENAC e segui a receita do Oeufs en cocotte... Ninguém lá de casa colocava muita fé! Pedi pra minha mãe comprar um pedaço de queijo parmesão e champignon (coisas que nunca tinham entrado na minha casa). Com a ajuda dela e da minha irmã, improvisando o recipiente (já que na minha casa não havia nenhum pote de porcelana exceto uns xicrões!!!), fiz quatro porções com os mesmos ingredientes utilizados na aula. Demorou um pouco mais que o normal. Talvez porque o fogão da minha casa não seja industrial! Mas no final todos adoraram, menos meu noivo que quando descobriu que no recheio tinha champignon parou de comer na hora... pobre :) Enfim, ficou uma D-E-L-Í-C-I-A!!! Comecei bem!

  Layslla

Uma viagem pela França e suas delícias

Olá farofeiros!


Quem gosta de curiosidades, novidades e dicas gastronômicas vai adorar o site da série Viagem Gastronômica, que é exibido com exclusividade pelo site do GNT.

A série acompanha a chef Karen Couto em uma viagem pelo mundo, na qual ela entrevista conceituados chefs de cozinha, apresenta receitas de pratos e dá dicas de lugares onde você pode encontrar novidades e curiosidades da gastronomia.

Na primeira parte da série ela mostra a gastronomia francesa, e já estão disponíveis 24 episódios.

Vale a pena dar uma olhada e assistir aos vídeos. Segue o link: http://gnt.globo.com/Viagem-Gastronomica/.

Aproveitem!!!

Abraços,
Karina Ferreira

12 de abril de 2010

Desossar virou moda?

Pelo que parece sim!! Os açougueiros desossam os animais, enquanto os participantes observam e tomam drinks, numa festa super disputada, com convites que variam de 25 a 100 dólares, dependendo do status de açougueiro-celebridade e do local. O evento não acontece no Brasil, apenas nos Estados Unidos e em alguns países da Europa.


Quando vi a notícia lembrei logo das aulas de Teoria e Prática de Alimentos I. A prática de desossar alimentos que não era uma coisa muito apreciada por nós, passou a ser mais familiar. E agora vejo, que em outras partes do mundo é algo bastante valorizado. Não só pela arte em si, mas enquanto desossam as carnes, os chefs dão dicas de receitas e explicam os cortes, colocam na grelha e depois os alimentos são servidos.


Achei esse evento super diferente, e seria ótimo que tivesse aqui não é farofeiros? Aprendizado e degustação é algo que nos agrada muito!


Beeeijos,
Juliane Tenório

11 de abril de 2010

Releitura do almoço em família

Para muitas pessoas o domingo é sinônimo de cinema com o namorado, dia da preguiça, recuperação pós balada, almoço com os pais, enfim, sinônimo de milhares de coisas que envolva um dia sossegado. Só que na minha casa o domingo não se enquadra na definição de “dia da preguiça” ou “dia do sossego”.
Para a família Xavier (minha família parte de mãe) o domingo é o dia do café da tarde. Uma pequena adaptação do famoso “chá das cinco” inglês. Bolos variados que abrangem do tradicional bolo de rolo ao diet, garrafas e mais garrafas de café, biscoitinhos doces e salgados, queijos, presuntos, requeijão, pães, pamonha, tapioca, tortas salgadas e Amarula. Esse último tão desejado e aguardado, pois desde as 10h da manhã já está no congelador. Logo depois do almoço a família toda se fala para mais uma vez, mesmo que todos já saibam, reafirmar o horário de chegar a minha casa. Ai é só esperar.

14h...
15h...

16h. Hora de arrumar a mesa e o aparador. Colocar os pratos, xícaras, guardanapos, copos e talheres às vezes se torna uma tarefa difícil. Imaginem eu e minha irmã, 49 kg e 47 kg, respectivamente, tendo que carregar tantos pratos e afins.

17h...

17h30min... Pronto. As primeiras pessoas chegam, e meia hora depois a família está toda reunida ao redor da mesa, que anteriormente eram para oito pessoas, mas com a ajuda das cadeiras da mesa da cozinha, da varanda, e os banquinhos de praia, abriga quinze. Com um pouquinho de aperto e boa vontade até dezessete. Pasmem!
Quando todo mundo chega é aquela confusão. Um fala de cá outro de lá, mas todo mundo se entende.



Primos pequenos correndo pela casa e brigando para ver quem vai sentar na "cadeira do papai". Prima e irmã da área se saúde falando o quanto não aguentam mais estudar, prima que está fazendo TCC dizendo que ainda tem tanta coisa para escrever e organizar, e os três primos terceiro anistas reclamando do Enem e do vestibular que vai acontecer daqui a oito meses.
Tias cheias de humor e enchendo a paciência dos primos ciumentos, todas as vezes que dizem que está na hora de arranjarem um novo marido, já que uma está viúva e a outra separada. Detalhe: elas só querem maridos ricos agora.


Meu primo especial e mais do que amado por todos, no auge dos seus vinte e nove anos, alterna entre brincar com meus primos pequenos e observar toda aquela bagunça e confusão. Vale ressaltar que toda a fofoca e bagunça é acompanha do melhor dos sete pecados capitais: a gula.

Na verdade a comida se torna apenas coadjuvante das conversas e brincadeiras. Em alguns lugares são as conversas que acompanham a refeição. Na minha casa os papéis se invertem.
20h. O ritmo já começa a diminuir e o Amarula entre em cena.
21h. Não sobrou nem a garrafa de Amarula pra contar a história. Agora é só a fofoca que dura até a hora de ir embora.
21h30min. Hora das despedidas e de arrumar a bagunça que ficou.
22h. Meu horário sagrado de ir para varanda e olhar aquele marzão lindo na minha frente e lembrar de mais um domingo tradicional em família. E digo dessa maneira porque aqui já virou tradição o encontro ao redor da mesa.
Muitas famílias têm o tradicional almoço do fim de semana, mas a minha gosta mesmo é do café no final da tarde.

Abraços,

Karina Ferreira


OBS. Só pra constar: tenho dezesseis primos (um que já virou um anjo lindo e uma fofinha pequena que nasceu no sábado, Sofia) e doze tios (tias, tios e agregados). Agora imaginem toda essa gente mais meus pais, eu, minha irmã e meus avôs em um apartamento de 185m²! O que acharam da idéia?

10 de abril de 2010

Restaurante Boi Preto

Olá farofeiros!

Aí vai uma dica pra quem esta a fim de comer bem e com um preço legal!
É o rodízio do Boi Preto! Fui lá e foi ótimo!
O rodízio tem direito ao Buffet, as carnes e a sushi.
Lá tem uma variedade enorme de saladas e vários acompanhamentos, comi um arroz piemontês, que estava divino e um risoto de camarão que só de lembrar dá água na boca!
Para quem não curte muito carne vermelha, tem um filé de tilápia assado que é ótimo também!
O sushi também e muito bom! Comi só umas seis pecas, pois já estava cheia!
De sobremesa comi uma torta alemã deliciosa!

Mas, o que eu mais achei legal foi que tinha tipo uma roletinha na mesa, que tinha uma parte vermelha "não obrigado" e a outra parte verde "sim obrigado", quando você não estivesse mais afim de comer carne era só girar a roletinha pro lado vermelho e ai nenhum garçom vinha oferecer mais carne, isso é ótimo porque é horrível você ficar dizendo ”não obrigado” o tempo todo! Lá você não tem esse problema!

Adorei também o serviço é de ótima qualidade, você é bem recebido desde a entrada até a saída!
Ai meu deus! Quase me esqueci de dizer o principal né? O preço! O rodízio custa R$29.90. Aproveitem é um dinheiro bem pago!


Beijos e até mais!
Shirley Bortnik

9 de abril de 2010

Dia da França no Senac


Primeiro dia de aula pratica da cadeira de alimentos e bebidas realizada no SENAC, ministrada pela professora e chef de cozinha Fabiola Medeiros que já foi chef do restaurante Kojima e chef consultora do restaurante Tout.
            Primeiramente a professora apresentou e explicou as preparações que nos faríamos seguindo o menu básico: entrada, prato principal e sobremesa. O tema da aula foi a culinária francesa.
 
Mise en Place




           
A entrada foi Oeufs en Cocotte, uma receita bastante simples e rápida a base de ovo. Utilizamos champignon, suco de limão, tomate e azeitona como base. Segundo Fabiola tais ingredientes podem ser substituídos por bacon ou peito de peru por exemplo, de acordo com a preferência de cada um. Logo acima de forma seqüenciada, formando camadas, colocamos uma generosa quantidade de queijo parmesão ralado, um ovo, raspas de noz moscada, uma pitada de pimenta preta e por fim um pouco de creme de leite. Os recipientes foram colocados em banho maria no forno por 10 minutos. Ficou uma delicia! Todos aprovaram =) 


         Bom, acho que chegamos perto da perfeição do prato =D

 O prato principal foi cassoulet, que aqui no Brasil é chamada de feijoada francesa por ser a base de feijão e levar vários tipos de carne. No nosso caso cozinhamos feijão branco, cenoura e folhas de louro. Em outra panela refogamos na manteiga cebola, alho, tomate e lingüiça toscana. Em outras duas panelas distintas selamos confit de canard (confit de pato) e bisteca bovina. Para concluir colocamos um pouco de farofa de farinha de rosca com manteiga, sal e pimenta, só para engrossar o caldo. A mesma farofa foi colocada em cima da preparação para dourar no forno por 5 minutos. No semestre passado provamos pato assado e não foi uma experiência muito boa, por isso estávamos com um certo receio de come-lo novamente. Apesar disso o cassoulet ficou muito bom e foi o nosso almoço ;)

            SIIIIIIMMM!!! Vale ressaltar que a coxa e sobre coxa do pato foram desossadas por nós alunos, colocando em prática o que havíamos aprendido na disciplina TPA I no semestre passado. =D

            A sobremesa deveria ter sido Creme Brûlée se o leite, tipo C (como diria a professora) não tivesse talhado!!! Foi um desastre, já que nossa refeição ficou sem sobremesa...

            Tirando esse contratempo de que a sobremesa não prestou e ficamos sem ela, a aula foi super produtiva e superou nossas expectativas no retorno a cozinha... Deu para perceber que iremos ralar bem mais que o semestre passado.

 Bom,como deu para perceber ralamos bastante...hehehehe

SIIIIMMM!! Tivemos FAROFA nesse primeiro dia de aula! =D


            Aguardem os posts das próximas aulas!!!


Filipe, Layslla e Luísa.

Brasileiros no Festival do Peixe em Lisboa


Oi farofada!

Estava passeando pela internet e li umas reportagens sobre o Festival do Peixe em Lisboa que começa amanhã, dia 10, e vai até o dia 18. É um evento bem interessante, com o objetivo de celebrar o peixe, especialidade culinária da cidade, e valorizar a gastronomia do local. É organizado pelo turismo de Lisboa, com o apoio do Turismo de Portugal e da Câmara de Lisboa, e deve reunir entre 21 e 25 mil visitantes. Alunos e professores de hotelaria entram de graça!

Este ano, o Festival do Peixe está em sua terceira edição. Participarão 12 restaurantes da Grande Lisboa, representados por renomados chefs de cozinha. Haverá muitas atrações como degustação de pratos à base de peixes e mariscos, apresentação de cozinha ao vivo, mercado gourmet e muito mais. Para maiores informações, o site oficial é http://www.peixemlisboa.com/.

Mas o que eu achei mais legal é que foram convidados oito chefs estrangeiros para participar do envento esse ano e, desses oito, seis são brasileiros!! Eles são Alex Atala (D.O.M. - São Paulo), Bel Coelho (Dui - São Paulo), Mara Sallese (Tordesilhas - São Paulo), Tsuyoshi Murakami (kinoshita - São Paulo), Beto Pimentel (Paraíso Tropical - Salvador) e o franco-carioca Claude Troisgros (Olympe - Rio de Janeiro). Segundo a organização do evento, essa grande participação do Brasil é devido a diversidade gastronômica do nosso país.

Achei também algumas fotos, acho que de edições passadas...


É isso gente, eu sei que o festival é láaa em Lisboa e acho que ninguém aqui vai poder ir, né? ahaha mas não é legal  saber que os nossos chefs e a nossa gastronomia estão fazendo o maior sucesso pelo mundo? eu adoro!

Beeeijos,
Luísa Perman