RSS

31 de março de 2010

Bacalhau e Páscoa: uma dupla genial!!!!


Acabo de receber um encarte especial da Revista Prazeres da Mesa sobre o bacalhau que me inspirou a escrever este post. A grande maioria das pessoas não sabe que BACALHAU se refere mais ao processo de beneficiamento do que propriamente ao peixe visto que é utilizado para designar quatro espécies diferentes:
Codfish: é o mais caro e saboroso, também conhecido como Imperial ou Porto Imperial. Depois de cozido a carne se desfaz em lascas.
Saithe: possui cor e sabor mais fortes. Quando cozido a sua carne desfia com facilidade. Perfeito para bolinhos, saladas e ensopados.
Zarbo: menor, mais barato e mais fibroso, é ótimo para elaborar pratos que pedem o peixe desfiado, caldos, pirões e bolinhos.
Ling: estreito e mais claro, é perfeito para  assados, cozidos e grelhados.
O Brasil é o campeão mundial de consumo de bacalhau e essa popularização de deve em grande parte à Igreja Católica e às proibições de se comer carne em alguns períodos do ano como na Páscoa. Portanto no domingo, reúna a família para celebrar a ressurreição de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador e deguste uma deliciosa e famosa receita de bacalhau – BACALHAU À GOMES DE SÁ:
 500 gr de bacalhau demolhado
3 cebolas cortadas em rodelas
1 dente de alho cortado em fatias finas
100 ml de azeite de oliva
500 gr de batatas cozidas com casca, cortadas em fatias sem a casca
½ xícara de chá de azeitonas pretas portuguesas
2 ovos cozidos duros
Leite, salsinha picada, sal, pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Em uma caçarola, coloque o bacalhau e cubra-o com água; leve ao forno até ferver. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por 20 minutos no forno desligado. Retire o bacalhau da água, tire a pele e as espinhas e desfaça-o em lascas. Transfira-o para uma vasilha funda e o cubra com leite; deixe em infusão por 1 ou 2 horas. Em uma tigela refratária que possa ir ao fogo e ao forno, refoque a cebola e o alho até começar a dourar. Junte as batatas e as lascas de bacalhau escorridas; tempere e leve ao forno bem quente (220°C) preaquecido por  15 minutos. Na hora de servir, decore com azeitonas, salsa picada, ovos cozidos e regue com azeite.
BON APPETIT  E FELIZ PÁSCOA!!!!!
Beijos
Vivi

29 de março de 2010

Dom Ferreira, Restaurante Week!

Ontem foi o último dia do Restaurante Week, que pena!
Bem, eu fui ontem ao Benedictus almoçar e mais tarde fui ao Dom Ferreira jantar.
A Entrada foi:

Bruschetta Pomodoro-

Fatias de pão ciabatta, tomate, manjericão, azeite e vinagre balsâmico. Sinceramente não achei muito prático, quando eu cortava pulava cubos de tomate pra todo lado.
O Prato principal foi:

Rigatone Gruyere-

Massa italiana de grano duro recheada de queijo gruyere, coberto com molho cremoso de funghi seco e parmesão.
Estava gostoso, porém a porção estava exagerada, nem agüentamos (eu e Dan) comer tudo. A porção era grande e cheia de queijo e ainda nos ofereceram queijo parmesão ralado para pôr em cima, eu aceitei porque não sabia que já tinha tanto queijo como tinha. Por fim, no meio do prato principal já estávamos enjoados.

A Sobremesa foi:

Petit Gateau de Chocolate-
Bolinho quente de chocolate, servido com sorvete de creme, coberto com calda de chocolate.
Eu tinha grandes expectativas para a sobremesa, quando ela chegou tinha uma aparência ótima, mas, eu não agüentava mais nada, mesmo assim comi um pouco, num podia sair sem provar a sobremesa. Deixei um pouco do Petit Gateau, não agüentei, a minha vontade era sair dali, nós estávamos tão cheios que só pensávamos em ir pra casa descansar. Por fim eu não achei a sobremesa tão boa e olha que é difícil um Petit gateau não ficar excelente.

Concordando com Mariana e Viviane, eu estou quase embolando!hahaha!
Eva Carolina

Benedictus, Restaurante Week!


Bem, eu passei uma semana decidindo onde íamos comer (eu e meu namorado), foi uma tarefa difícil já que sou alérgica a camarão e não como carne vermelha. Eu passei muito tempo na frente do computador, ligada no site do Restaurante Week, depois de todo um estudo de cardápios eu elaborei uma lista com os possíveis restaurantes. Por fim, acabei escolhendo o Benedictus (Av. Rosa e Silva, - Aflitos). Fomos para o almoço, chegamos ao restaurante às 12h18min, só tinha a gente e outro casal, fomos bem recebidos pelos garçons e pelo mètre, o ambiente era agradável e não esperávamos alguém vim nos atender, tinha sempre um garçom por perto.
Tínhamos direito a um Martini, escolhi o Rosato, é bom, mas como não sou fã de bebida alcoólica deixei quase toda a Martine, Dan (meu namorado) não bebeu porque estava dirigindo. Não demorou muito até pedimos a entrada,
A entrada foi:
Mousse de salsão-
Mousse de salsão acompanhado de chips de batata doce, eu gostei, Dan não gostou.
O prato principal foi:
Poule au Cognac-
Peito de frango grelhado, regado com molho de conhaque e acompanhado de gratin dophinoise. Lembro que eu e Dan não queríamos ir para lá porque estávamos achando difícil que um frango grelhado fosse assim tão espetacular, mas a curiosidade de comer o gratin dophinoise foi maior que a dúvida, ainda bem, porque o prato estava delicioso!
A sobremesa foi:
Tartin la Crème Double-
Torta de maçã ao creme de amêndoas, a sobremesa estava ótima, a tortinha  estava  quentinha e se harmonizava com o sorvete de creme. Por fora a torta era durinha, por dentro se desmanchava e o sabor do salgado com o doce estava na medida certa, Adorei!
No final estávamos satisfeitos e com gosto de quero mais na boca, tudo ao mesmo tempo.
Desde já peço para que não dêem muita importância aos meus erros de português.
Boa farofa de idéias para vocês!
 Eva Carolina

O Pátio e Oficina do Sabor

Olá farofada!!!!

Minha gente, este blog está bombando!!!! =)
Como Vivi, também tive uma semana atipicamente gastronômica! Mas ela chegou ao fim, juntamente com a minha mesada. :S Minha mãe já me avisou que Paulinho não é uma boa companhia, porque nós dois morreremos pela boca e jajá estaremos, se já não estamos, embolando!! ahuahuahauha
Bom, fui ao O Pátio meio que às pressas e nem pude analisar muito o cardápio..

Entrada: Tortilha de polenta e polvo à Provençal
Prato Principal: Pescado Cracante
Sobremesa: Taça de chocolate com paixão

Bom, a entrada estava muito gostosa, mas o único problema foi o sal. Eles exageraram um pouquinho.
O Pescado Crocante estava magnífico! Era uma tilápia com um crocante de castanha em cima, e para acompanhar um risoto (com arroz arbóreo! ;)  de limão delicioso!! O limão deu um gostinho azedinho especial ao peixe... Muito diferente! A sobremesa eu sinceramente achei mais ou menos, nem comi toda (milagre!!)! É que tinha muito gosto de gordura hidrogenada, sabe? Aí não deu..

Na Oficina do Sabor eu fui na hora do almoço, e o cardápio foi:

Entrada: Queijo de coalho empanado ao molho de pitanga
Prato Principal: Costela de Porco a Bela Vista
Sobremesa: Torta de chocolate quente com sorvete de creme

Eu fiquei encantada com o molho da entrada! Antes de comer eu não conseguia imaginar o gosto que a pitanga teria em um molho para se comer com queijo, mas eu ADOREI! É o gostinho da pitanga mas num molhinho salgado... Muito bom, e bem característico de César Santos, né? No prato principal o que mais me chamou a atenção foi a Farofa Maragogi. Essa farofa é feita com aquele Biscoito Maragogí, sabe? Muito interessante e gostosa!!
A sobremesa também me decepcionou um pouquinho, como no Pátio, era só um bolinho com um sorvete ao lado, nada demais! Mas estava tudo uma delícia!!!

Pra finalizar meu "findi" gastronômico (e o meu capital!), almocei no Sushi Yoshi no domingo. Só não digo que é o melhor sushi que já comi porque pra mim está empatado com o restaurante que eu fui na Liberdade, o bairro japonês de São Paulo. Mas eu amei o ambiente! Sr. Yoshi que recebeu a gente e foi super simpático nos ajudando a escolher alguns pratos. É interessante como a gente consegue ver em seus olhos o orgulho que sente de seu trabalho ao nos ver comendo! Pra quem não conhece, VÁ LÁ!!

Bom gentemmm,
fico por aqui...

Um beijão,
Mariana Bueno.

28 de março de 2010

Salve a Caipirinha

Farofeiros,


Saindo um pouco do assunto Restaurante Week achei legal divulgar um movimento que foi lançado no Rio de Janeiro e que está ganhando adeptos por todo o país. O manifesto Salve a Caipirinha visa conscientizar os apreciadores do drink de que sua receita original, com cachaça, precisa ser respeitada. Atualmente no Brasil 60% das caipirinhas são feitas com vodka. O manifesto é uma iniciativa da cachaça Leblon e será divulgado nas casas parceiras da marca nos principais eventos do país através de artistas e formadores de opinião como o chef Alex Atala que já assinou o manifesto. O mais legal dessa atitude é que seu objetivo não é incentivar o consumo de bebida alcoólica e sim valorizar um dos mais típicos produtos do Brasil e mostrar que nós produzimos pingas de altíssima qualidade. Um outro passo do “Salve a caipirinha” é reforçar uma luta já iniciada para diferenciar a produção artesanal da industrial no rótulo da bebida e ainda regulamentar a produção, o comércio, o registro e a fiscalização da cachaça oferecendo aos consumidores conhecer o nível de qualidade do que consomem. Então acho que é nosso papel como estudantes e apreciadores de uma boa gastronomia divulgar tudo que se propõe a valorizar nossos produtos que são tão bons (as vezes até melhores) quanto os estrangeiros e “SALVE A CAIPIRINHA”.

Beijos

Laís Andrade

Jalan Jalan!!!!

Aos farofeiros de plantão,
Com certeza o nascimento deste blog aconteceu numa época atípica - Restaurant Week - e por isso tenho saído muito para experimentar sabores novos. Apesar de gostar muito de comer e sair pra jantar (gasto uma boa grana com isso), nestas semanas tenho saído bem mais do que o normal.
Por mim sairia pra comer fora umas cinco vezes por semana mas sou uma simples docente e a grana pra mim é um recurso escasso.
Bem, tudo isso pra dizer que ontem a noite fui, com minha amiga Simone, me despedir desta edição do Restaurant Week degustando o cardápio do Jalan Jalan, da restaurantrice Karynna Maranhão e da chefe Sofia Mota. A decoração é muito interessante - vários objetos garimpados nas viagens que Karynna realizou. As louças, talheres e copos são muito bonitos e de qualidade, além da mise en place (a arrumação das mesas) que é super bem feita. O serviço também é muito bom - discreto e eficiente. O cardápio estava delicioso.
Entrada: Shot de cebola caramelizada maçaricada com parmesão e acompanhando torradas.
Principal: Raviole aberto de cordeiro cm cogumelos ao perfume de sálvia.
Sobremesa: Mousse de queijo com coulis de maracujá e crumble de biscoito.

A ideía do Week é que conheçamos restaurantes gastronômicos com serviço e gastronomia diferenciados por um preço acessível e nesse intuito o Jalan Jalan foi uma ótima descoberta.
Um beijo e até a próxima.....
PS: Ainda não estou acostumada com essa vida de blogueira e esqueci a máquina para registrar os pratos :( Perdão.

27 de março de 2010

Ovos de Páscoa !!!!


A Páscoa não tem data certa no calendário. Sendo marcada, a cada ano, em função da primeira lua cheia da primavera européia - que começa em 21 de março. O domingo, seguinte a essa lua cheia, é o de Páscoa. 40 dias antes, a Quarta-feira de Cinzas. E esta festa cristã é cheia de símbolos como o coelho e o ovo de Páscoa. É também a época de se deliciar com comidas maravilhosas como bacalhau, quibebe, feijão de coco e peixes nas mais variadas receitas.
Segundo a pesquisadora Maria Lectícia Cavalcanti o ovo que no início era de galinha  e era trocado entre amigos - remonta à antiga Pérsia, evocando a regeneração da vida ao final do inverno. Tudo com fortes influências na tradição judaica cristã. Foi apenas no século XIX que os ovos de galinha começaram a ser substituídos por ovos de chocolate e chegou ao Brasil somente por volta de 1920.
Faz um tempo que as duas casquinhas de chocolate ao leite recheados de bombons e cobertos com papel brilhante e colorido são as opções que dispomos no mercado para presentear as pessoas queridas.
Com novos formatos e matérias-primas diferenciadas, chefes e especialistas em chocolate reinventam esse símbolo da Páscoa. E não há limites para esta criatividade como recheios de caramelo com flor de sal, cachaça, limão siciliano (atualmente um dos ingredientes da moda) e especiarias.
As grandes marcas estão investindo no chamado chocolate premium, à base de chocolates ultra-amargos e com altíssima porcentagem de cacau, muitos de origem controlada. Em São Paulo as opções são variadas. A La vie em Dulce faz ovos nos sabores ovomaltine, paçoca e crocante e ovos de colher com recheios de Praliné,Nutella e casadinho.
A La Brasserie e o Le Buteque oferecem formatos dos mais inusitados como ovos rendados vermelhos e azuis, ovos em forma de bola de futebol, alusão à Copa do Mundo, e detalhes em folhas de ouro.
 Na Chocolat du Jour, diversas delícias, como os Ovos metades e a Galinha dos Ovos de Ouro. Além da Bombonnière Ovo, que vem recheada com amêndoas caramelizadas com mel, cobertas com chocolate ao leite envoltas em pó de cacau ou açúcar.
E o ateliê Maria Brigadeiro, da doceira Juliana Motter, preparou  uma caixa de ovos com 10 brigadeiros sortidos tamanho extra (50 g cada). A caixa traz 10  sabores: tradicional (ao leite), castanha de caju, doce de leite com coco, avelã, noir (70% cacau), chocolate branco, amêndoa, nozes pecan,  vanilla-cookie e vinho do porto.
Em Recife podemos encontrar deliciosos ovos no Chez Wiet, na Josefina, elaborados pela chocolatrice Lana Bandeira.
E para aqueles que desejam presentear com criatividade, uma ótima dica são os cupcakes de Analú, uma recém bacharel em Hotelaria da UFPE que sempre adorou a patisserie, Ana Luíza Melo e Souza.
Os sabores são de chocolate e cenoura e os recheios de creme trufado de chocolate branco, creme trufado de chocolate meio amargo e doce de leite com nozes. Os preços variam de R$ 6,00, apenas uma unidade, a R$  25,00 com quatro unidades


Endereços:
Chez Wiet: Av. Domingos Ferreira 1274, Loja 12. F: 3326-4985.     
Analú Cupcakes: 99466495

26 de março de 2010

Restaurant Week - Wiella Bistrô

Farofeiros,

Esta semana será com certeza de muitos posts sobre o Restaurant Week, e aqui vai mais um:
Ontem fui ao Wiella Bistrô. Quando eu falei com mamãe do evento ela ficou empolgadíssima, e para a minha felicidade, ela resolveu ir a algum restaurante conosco (filhos). Tenho dois irmãos, e aproveito também para registrar minhas saudades do meu papi, que é médico e está ajudando a diminuir o sofrimento do povo do Haiti. Ele certamente iria amar essa programação!

Adorei o cardápio:
Entrada: Sauté de legumes com haromack
Prato Principal: Terrine de filet com gnocchi de semolina e molho alecrim (o mesmo que Vivi comeu com os formandos)
Sobremesa: Manjar ao côco crostado com amêndoas

Tenho o maior preconceito com azeitona na cozinha, acho que essa coisinha verde e pequena não tem a menor graça (a não ser sozinha) e tem o poder de tirar o gosto de tudo o que está junto dela! Por exemplo: quando você morde uma empada de frango e vem uma azeitona (por menor que seja), pra mim significa que você não sentirá o gosto do frango e da massa, só o da danada da azeitona! Vocês concordam?
Mas vamos falar do prato: nessa entrada tinha azeitona e eu fiquei encantada por ter conseguido sentir o gosto da beringela, do molho, de tudo! E tudo isso me levou a conclusão de que a culpa não é da pobre azeitoninha, e sim do modo como o Chef a usa. E na opinião de uma estudante baseada nos seus gostos e (poucas) experiências, o Chef do Wiella soube usá-la muitíssimo bem!
Os outros dois pratos estavam uma delícia também, mas uma fato me pareceu engraçado: pra mim, gnocchi é um prato com várias "bolotinhas" de massa, e o gnocchi do Wiella parecia mais um purê. Mas depois converso com Vivi sobre o fato e certamente ela me dará uma explicação! =)

Não posso negar que o É foi mais surpreendente pra mim, talvez até pelo clima do lugar. Diferente das inovações, vermelhos e cheiros do É, no Wiella a música é instrumental, o ambiente é mais claro com móveis marrons e mínimos detalhes (como uns jarrinhos com margaridas sobre as mesas). A mesa é posta perfeitamente, inclusive com todos os talheres e taças (ao reparar isso quase liguei para agradecer a minha ex-professora de etiqueta social, além de já ter agradecido àquela que estava sentada a minha direita, mamizita, claro!)

Enquanto me deliciava, aproveitei para reparar no sommelier (que Vivi comentou na sala que é super fera), e nos detalhes do serviço, das pessoas e tudo o que podia! Lá tudo o que a gente estuda é usado, funciona e fica super bonitinho!

Adorei! =)

Beijos, e até o próximo post!

Mariana Bueno.

25 de março de 2010

Confraria!!!!

Oi gentem !!!!
Esta semana está bastante movimentada no quesito saídas para comer e beber. Temo ficar gordinha e rolar por aí como uma bola!!!!
Faço parte de uma confraria de vinhos. A idéia surgiu no ano passado e fizemos já uns 5 encontros mensais organizados pelo meu querido amigo Fernando Doll. O objetivo da confraria é degustarmos vinhos e aprendermos um pouco sobre esse fascinante mundo. Confesso que o que ADORO é a farra e a possibilidade de compartilhar momentos agradáveis com os meus amigos além de aprender um pouco sobre vinhos. As vezes fico bem tristinha pois meu olfato não é treinado e quase nunca consigo sentir os cheiros , quer dizer, aromas que são sugeridos. Quando são vinhos brancos digo sempre que sinto maracujá, abacaxi e baunilha kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e nos tintos frutas vermelhas é a pedida certa!!!!!
Ontem, a farra etílica-gastronomica foi no Ponte Nova do chefe Joca Pontes http://www.jocapontes.com.br/site/
Provamos cinco vinhos portugueses: o primeiro foi o Santa Vitória Versátil Branco da região do Alentejo. Na minha percepção é um vinho bem leve e refrescante. O segundo foi um vinho verde chamado Azul Portugal Escolha Branco que eu AMEI!!!! Vai bem com comidas gordurosas como um leitão por causa da elevada acidez!!!!
Depois, bebemos dois vinhos tintos. O primeiro foi o Santa Vitória também da região do Alentejo e o outro foi o Quinta do Vale da Raposa, da região do Douro. Esse foi o melhor da noite. Perfeito!!! Por fim provamos um Porto Vinzelo Whyte. Vocês sabiam que tinha vinho do Porto branco? Eu nunca tinha visto e nem provado. Uma delícia mas com teor alcoólico bem elevado.
Para acompanhar essas bebidas comemos quatro pratos: duas entradas, um prato principal e a sobremesa- além claro dos biscoitinhos de vovó Irene!!!! kkkkkkkkkkkkkk
A primeira entrada foi um rotoloni de beringela recheado com ricota e a própria beringela ao forno. 
A segunda entrada foi uma casquinha de frutos do mar que tava uma delícia.
O prato princpal foi um cordeiro com molho escuro de cerveja e risoto de funghi. Olhe que não sou fã de cordeiro mas esse tava BOM !!!! E pra acabar com toda e qualquer possibilidade de regime - A SOBREMESA. Essa já é um pedido habitual toda vez que vou ao Ponte Nova, chama-se capuccino de frutas vermelhas e é de comer babando!!!! Novamente fui dormir bem feliz!!!!!!
PS: Prometo fazer um curso de fotografia pelo bem de vocês e pelo sucesso do blog !!!! hehehehe
Beijos

Menu Confiance!!!!

Olá farofeiros (adorei o adjetivo),
Nesta terça-feira fomos comemorar a formatura dos alunos do curso de Hotelaria e como uma das alunas trabalha no Chez Wiet, fizemos um jantar com Menu Confiance no Wiella Bistro cujo chefe Claudemir Barros, na minha opinião é um dos mais criativos de Recife.
Agora que sou bloguira ando com a máquina (emprestada da minha amiga Carol. Prometo comprar uma decente rapidinho!!!) para tirar fotos de TUDINHO!!!!!!
O Menu Confiance é uma combinação de 4 ou 5 pratos por um preço único que o cliente paga e "confia" na criatividade do chefe. Ou seja, não sabemos o que vamos degustar. Como sempre, Claudemir surpreendeu!!! E os quatro pratos degustados estavam MARAVILHOSOS!!!!


      A entrada foi um talharim de palmito pupunha com creme de queijo e haddock defumado com espuma de coentro (esta espuma foi feita com clara de ovo - como antigamente....nada de cozinha molecular). Para mim este foi o mais gostoso.

 
      O primeiro prato foi um pure de mandioquinha com abóbora e um robalo grelhado com trufas negras e azeite trufado. Quase morro do coração ao comer trufas pela segunda vez!!!!A primeira vez foi em São Paulo há muito tempo atrás. As trufas negras são cogumelos raros e caríssimos que nascem sob a terra a uma profundidade de 20 a 40 cm próximo aos carvalhos e castanheiras na região do Périgord na França.
O segundo prato foi uma terrine de filé mignon com nhoque de semolina. Estava uma delícia!



E para terminar com chave de ouro, O MAIS SURPREENDENTE!!!! A sobremesa foi um creme brûlée de banana com fois gras. Nem acrecitei que comi fois gras pois, na única vez que comi essa iguaria francesa, passei tão mal no outro dia que peguei um abuso horrível. Mas desta vez comi e ADOREI!!!!!!
A noite foi DELICIOSA kkkkkkkkkkkkkk.
Um beijo 

Viviane Salazar 

24 de março de 2010

Restaurant Week - É

Olá Farofeiros!!!!
Lógico que o assunto continua sendo o Restaurant Week, esse evento que facilita o acesso de nós, estudantes (pobrinhos mas cheios de curiosidade), a restaurantes "chiqueretésimos"!
No último sábado fui ao É, o restaurante mais vermelho de todos!! Simplesmente AMEI! Antes de ir estávamos (eu e Paulinho) bem curiosos, já que as invenções de Van Der Ley sempre são cheias de misturas e sabores.

O cardápio:
Entrada: Camarão Netuno grelhado servido sobre purê trufado, acompanhado de azeite de pequi com agridoce picante de beterraba baunilhada.
Prato Principal: Medalhão de filet Fricarne servido sobre arroz jasmine cremoso com crocante de quinua grega, molho de vinho, farofa amanteigada de tapioca flocada confeccionada especialmente para o prato com perfume de limão.
Sobremesa: Tradicional bolinho quente do É com musse de pimenta de cheiro colherada de panacota e framboesa e farofa crocante.

Esse agridoce de beterraba é excelente, o gostinho de baunilha dá um toque especialíssimo!! O prato principal é de você morrer! Mas o mais curioso mesmo pra mim foi a sobremesa: são tantas cores e sabores que eu fiquei me divertindo misturando um em outro, e criando combinações. Fantástico!
Além do cardápio não posso deixar de comentar o ambiente, totalmente cheio de detalhes que criam um ambiente todo especial. O teto e as paredes são cobertas com um tecido vermelho e há uma enorme samambaia (acho) que cobre o teto na área do bar. A pia do banheiro me encantou! E eu já disse a mamãe que ela deve adotar a idéia aqui em casa nos dias de festa.. Tinham limões sicilianos e kiwis cortados na pia, assim, quando você lavava a mão saía um cheirinho delicioso!

Pois é "gentemm", APROVEITEM!!
Temos muito o que conhecer e experimentar para cada vez mais entendermos o mundo gastronômico!

Beijosss,
Mariana Bueno.

21 de março de 2010

Restaurant Week - última semana!!!!!

Olá pessoas,
Desde o último dia 16 acontece em Pernambuco - Recife, Olinda, Porto de Galinhas, Noronha e Gravatá - o maior Festival Gastronômico do Planeta (exagerada eu heim???) - o Restaurant Week.
Tudo começou há exatos 17 anos na cidade de Nova Yorque e hoje acontece em mais de 100 cidades em diversos países. O evento é uma grande promoção dos restaurantes participantes que oferecem cardápios especiais por preços promocionais durante duas semanas determinadas.
Nesta edição os preços são R$ 29,50 no almoço e R$ 41,00 no jantar. Neste preço está incluso a entrada, o prato principal e a sobremesa além de R$ 1,00 de doação para alguma instituição de caridade.
Na semana passada fui no almoço em dois endereços da cidade que ainda não conhecia. O Da Noi e o Azul. Adorei os dois!!!!
No Da Noi comi uma salada de parma com melão, um risoto de frango e chorizo e a sobremesa foi um ravioli frito de queijo com sorvete de creme e calda de laranja. Estava muito bom !!! O ambiente do restaurante apesar de super charmoso eu achei um pouco escuro.
No Azul - fica no Cabanga - a vista é linda e dá até pra esquecer um pouco do corrido dia de trabalho. Comi um caldinho de ostra com queijo parmesão em cama de sal, uma tilápia ao molho de camarão com talharim e farofa de manteiga, e a sobremesa, que embora pequena estava deliciosa, foi um mousse de coco com cachaça envelhecida e calda de nego bom !!!! Tô escrevendo com água na boca kkkkkkk
Nesta semana vou tentar visitar outras casas legais que ainda não conheço.
Para quem quiser experimentar é só acessar o site do evento http://www.restaurantweek.com.br/
Um beijo e boa semana!!!
Viviane

Nasce um blog!!!

Hoje é uma data bem especial pois estamos postando pela primeira vez. Hoje nasce um blog que tem a pretensão de ser um sucesso....não em números de acessos mas em compartilhar com o "mundo" as descobertas de uma turma de estudantes e de uma professora de Hotelaria.
A partir desta semana dividiremos com vocês, nossos amigos - nossas aulas, experiências gastronômicas, notícias e novidades!!!
Enjoy it!!!!!